Manu T. - A mídia atrelada a ancestralidades e as doeças causadas pelos paradigmas corporais femininos

Tema: Ditadura da beleza e seus impactos na saúde física e mental da mulher: uma discussão importante

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 22/02/2024
Nota tradicional: 800
Nota IA: 320
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Desda Grécia Antiga são construídos padrões corporais idealizados, como é visto nas suas conhecidas estátuas bracas. Nesse viés, a "ditadura da beleza feminina" da atualidade não foi criada no Brasil hodierno e, sim, está sendo construída desda ancestralidade. Além disso, é válido ressaltar que a busca pelo físico perfeito do "sexo frágil" impacta não só no corpo, mas também na mente delas (Reveja essa retomada). Com isso, tanto a mídia como a saúde são pontos-chave importântes nessa discussão esteorotipada.

Primeiramente, o ser humano não nasce preconcituoso com os corpos. Somando a isso, sugundo o filósofo Immanuel Kunt os indivíduos tendem a viver na minoridade - seguem sem questionamento os ensinamentos alheios. Diante dessa perspectiva, a mídia tem um grande papel social na existência do pensar no físico feminino esteorotipado, já que ela, constantemente, divulga esse tipo de corpo, sendo muitos deles modificados por uma maquiagem, um fotoshop ou um procedimento estético, porém a leiga população não sabendo de tais artimanhas acredita fielmente que existem esses físicos e os querem seguir cegamente. Desse modo, esses falsos corpos precisam urgentemente findar-se, haja vista que a comunidade, copiosamente, feminina está vivendo em uma mentira e quer alcansá-la a qualquer custo. (Melhore a apresentação dessa discussão)

(Boa estratégia coesiva) Segundamente, na busca pelo corpo ideal, há consequências negativas. Com essa visão, o fato do público feminino buscar um físico inalcansável prejudica muito sua saúde mental e carnal, posto que não só não come adequadamente ficando desnutrida, mas também pode desenvolver vergonha de seu próprio corpo e parar de conviver socialmente, assim prejudicando seu psicológico, o ser humano necessita do contato humano, a falta dele causa uma profunda solidão e, consequentemente, depressão. Dessa maneira, esse triste cenário é inaceitável em pleno século XXI, uma vez que tal busca não deveria existir. (Melhore a apresentação dessa discussão)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas são necessárias para a reversão dessa infeliz chaga social. Para isso, compete ao Ministério da Cultura criar nas redes sociais campanhas sobre o problema do esteriótipo corporal e como ele prejutica a vida da população feminana. Isso deve ser feito por meio de verbas autorizadas pelo Tribunal de Contas da União - órgão que opera feitos públicos. Todas essas ações têm por objetivo tornar o ser humano mais crítico sobre a problemática de seguir paradigmas ireais para, assim, não seguí-los e não sofrer com as consequências negativas que é trazido consigo. Assim, finalmente o brasileiro entrará na maioridade kantiana - saída da minoridade - e não seguirá ensinamentos alheios sem questionamento. (Proposta completa)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 800 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Correção por IA

Critério Nota Observações
Competência 1 40 Demonstra domínio precário da modalidade escrita formal da língua portuguesa, de forma sistemática, com diversificados e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Competência 2 80 Demonstra domínio precário da modalidade escrita formal da língua portuguesa, de forma sistemática, com diversificados e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Competência 3 80 Demonstra domínio precário da modalidade escrita formal da língua portuguesa, de forma sistemática, com diversificados e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Competência 4 40 Demonstra domínio precário da modalidade escrita formal da língua portuguesa, de forma sistemática, com diversificados e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Competência 5 80 Demonstra domínio precário da modalidade escrita formal da língua portuguesa, de forma sistemática, com diversificados e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Nota final 320 Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos