[Sem título]

Tema: Ditadura da beleza e seus impactos na saúde física e mental da mulher: uma discussão importante

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 21/02/2024
Nota tradicional: 840
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A Luta pela ditadura de beleza na sociedade brasileira (Há um espaço destinado ao título)


Segundo o escritor francês Exupéry, “o essencial é invisível aos olhos". Analisando o pensamento do ilustrador, é evidencial  evidente o quanto a Ditadura da beleza da mulher continua sendo alvo de grande magnitude na sociedade brasileira, e em detrimento acaba causando diversos danos à saúde física e mental de diversas mulheres, o que gera um grande embate de opiniões, visto que esse assunto vem aumentando com o decorrer dos anos, podendo então ser considerada uma das grandes incógnitas do povo brasileiro e do mundo. (Melhore a contextualização)

É incontestável que os aspectos utilizados através das mídias e do meio social estejam entre as principais causas dessa ditadura por beleza. De acordo com relatos e pesquisas feitas por profissionais como psicólogos e terapeutas, é evidente o quanto a uma comparação entre o mundo real e virtual hoje em dia, de forma que muitas mulheres tanto jovens quanto mais velhas acabam tendo acesso a esse meio social, gerando atos de comparação umas com as outras. No entanto, cabe destacar que a procura por um “corpo padrão” também se propaga pela comunidade, visto que mulheres não só do Brasil, mas também do mundo todo acreditam que se precisa ter um certo estereótipo de corpo para se sentirem bem e serem aceitas pelo povo em que convivem. Sendo assim, torna-se urgente reconhecer que essa ditadura e busca por beleza resultou hoje um mundo cheio de padrões e problemas psicológicos, como ansiedade, depressão e até mesmo preconceito.

(Boa estratégia coesiva) Portanto, com objetivo de alterar essa insistência em busca de uma beleza, ou corpo perfeito, é dever do governo, (Sem vírgula) propagar meios de ajuda a essas mulheres, e enfatizar que acabou o tempo em que alguém precisaria seguir uma norma para ser aceita em determinados lugares, atos esses que poderiam ser feitos por meio de cartazes, vídeos motivacionais e até mesmo palestras ornamentais com diversos profissionais especializados na área da saúde tanto mental quanto física mental e física. Sendo assim, haverá diminuição de padrões por beleza e comparações, dando um fim de uma vez por todas nessa tão polêmica ditadura. (Proposta completa)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 840 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos