Como os padrões estéticos podem prejudicar as pessoas.

Tema: Ditadura da beleza e seus impactos na saúde física e mental da mulher: uma discussão importante

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 21/02/2024
Nota tradicional: 480
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Existe uma grande pressão na sociedade atual a cerca  acerca dos padrões de beleza, esses padrões ditam como um corpo deve ou não ser, deste modo, prejudicando a saúde mental e física das pessoas que tentam por pressão da sociedade alcançar os padrões estabelecidos, que muitas vezes são impossíveis de conseguir. (Parágrafo frasal. Melhore a contextualização do tema e formule a tese)

A grande parte das pessoas que sofrem com os padrões de beleza exagerados são as mulheres (Melhore a apresentação dessa ideia), pois ainda hoje elas são tratadas como objeto de desejo por muitos homens. (Parágrafo frasal)

(Melhore a estratégia coesiva) Essas tentativas de alcançar o que seria considerado "o corpo perfeito" pode causar diversos problemas, como anorexia e bulimia, problemas de autoestima e ansiedade, e até mesmo depressão em alguns casos. (Abordagem limitada. Parágrafo frasal)

(Melhore a estratégia coesiva) A internet (Vírgula) por sua vez (Vírgula) contribuiu ainda mais para a globalização dos padrões de beleza, fazendo com que mais pessoas tenham dificuldades em aceitar o próprio corpo, que em alguns casos pode levar até mesmo ao suicídio. (Parágrafo frasal)

(Melhore a estratégia coesiva) Pensando nisso devemos parar de impor esses padrões e começar a aceitar quem nós somos de verdade, pois cada um é perfeito do seu próprio jeito. Entretanto isso é mais difícil do que se pensa, esses padrões já estão enraizados em nossa cultura, mas devemos aos poucos por um fim a isto. (Não apresentou a proposta propriamente dita)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 80 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 40 Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
Nota final 480 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos