[Sem título]

Tema: Ditadura da beleza e seus impactos na saúde física e mental da mulher: uma discussão importante

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 20/02/2024
Nota tradicional: 440
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Tal qual um manual, a sociedade dita constantemente como as mulheres devem ser e agir, levando-as à permanente insastisfação. Ansiedade, depressão e transtornos alimentares são consequência dessa pressão social que as mulheres sofrem. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)

Foi somente após a luta de movimentos femininos, como Corpo Livre, que a indústria da moda ampliou as opções de tamanho de suas peças, assim como passou a dar mais espaço a modelos que não são magérrimas em campanhas editoriais e nas passarelas. (Parágrafo frasal)

Mas, ainda assim, há mais a ser conquistado por mulheres gordas no ramo da moda e em qualquer outra área da sociedade. (Não compreende a estrutura do texto)

(Melhore a estratégia coesiva) A representatividade é uma grande arma. A partir dela, mais e mais mulheres vão ganhando confiança para contestar os padrões de beleza. Mostrar que são mais do que um corpo escultural ou um rosto jovem, por exemplo. Todavia, ainda existem aquelas que precisam de ajuda para enxergar o que estão fazendo consigo mesmas. É o caso daquelas que sofrem de anorexia, bulimia, em constante guerra contra a balança, tudo em nome do "corpo padrão", que, quando não alcançado, resulta em frustração e, por conseguinte, pode acarretar quadros de doença mental, como a depressão. (Melhore a apresentação dessa discussão)

(Melhore a estratégia coesiva) É por isso que a educação é extremamente importante. Investir em educação de qualidade é papel do governo, mas também é dever da sociedade cobrar por melhorias educacionais. Indivíduos cientes que há particularidades de uma pessoa para outra, respeitam-se mais e exigem que a mídia tenha maior representatividade. Quanto mais corpos diferentes, melhor para todos --- principalmente para as mulheres. (Não apresentou a proposta propriamente dita)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 80 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 80 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 40 Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
Nota final 440 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos