A Natura diz: “viva seu corpo", mas tal perspectiva não é verificada na ditadura da beleza feminina, pois é imposto a mulher um padrão de beleza, que não dá a ela a liberdade de se aceitar como ela é. Neste contexto percebe -se um complexo problema que se enraíza na cultura da sociedade e na mídia. (Melhore a contextualização)
Neste cenário e preciso atentar para a cultura da sociedade. Clarice Lispector define “não basta existir e preciso também pertencer, e algumas mulheres para pertencer a uma cultura onde os padrões de beleza têm que estar parecidos com a “Barbie “está obsessão pelo corpo magérrimo, traz consequências físicas e mentais. E por não conseguir seguir os padrões estipulados muitos procuram, pílulas, dietas que prometem milagre e cirurgias de redução de gordura, e quando estas medidas não surtem efeitos surge a frustração. Assim percebe-se a urgência de ter mudanças na visão dos padrões de beleza.
(Boa estratégia coesiva) Além disso, outro fator influenciador é a mídia. A Revolução industrial trouxe profundas transformações o mundo e uma delas foi o consumismo, E a mídia por meio de propagandas na tv, outdoor e revista, visando lucro vinculam que para ser feliz precisa estar com o corpo esbelto. E tal consumismo está presente na ditadura da beleza feminina. Desta forma e preciso limitar a propagação destas informações para solução do problema. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto e necessário intervir sobre esse cenário. Para isso o governo deve criar leis que regularmentem os tipos de propagandas sobre os padrões de beleza vinculados na tv. Além de desvincular a imagem da mulher a um corpo perfeito, pois a mulher do dia a dia não é a que estampam nas revistas e outdoor. É preciso também que elaborem palestras, propagandas e ações que criem a consciência da indústria afim de só obter lucro. Essas ações podem gradativamente mudar o olhara da mulher de si mesma e ela poder viver o seu corpo como descrito pela Revista Natura. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Dados correção tradicional
Delimite e explore mais as discussões. Apresente as ideias com clareza. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |