[Sem título]

Tema: Impactos do cancelamento virtual na saúde mental

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 17/01/2024
Nota tradicional: 760
Nota IA: 520
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A fragilidade e a incoerência inerentes à mente humana nos brinda com a cultura do cancelamento, que se tornou mais um grande desafio social, gerado e alimentado dentro de grandes inspirações humanas : a internet e as redes sociais (levando a crer que a contradição entre genialidade e incoerência também nos é inerente). O que se acreditava ser um renovado espaço público de debate, por incluir muitos grupos historicamente marginalizados e violados em seus direitos, tornou-se uma arena de execuções sumárias onde todos são juízes e algozes concomitantemente.

As consequências dessa nova cultura de ódio virtual são amplas, devastadoras e muitas vezes irreversíveis. Como exemplo, a deterioração da saúde mental dos indivíduos ocorre principalmente pelo medo corrosivo que se forma não só nos cancelados, mas e em qualquer um usuário. Após uma turba virtual cometer um linchamento nas redes cria-se um ambiente de silenciamento e medo.

​​​​​​(Melhore a estratégia coesiva) Diversos relatos médicos atestam que as consequências psicológicas nos indivíduos é devastadora, à medida que pessoas perdem empregos, patrocínios, amigos por causa de um linchamento virtual, acentuam-se condições de depressão, pânico e desenvolvimento de fobias, podendo levar a pessoa ao suicídio, como recentemente ocorrido com a jovem Jéssica Canedo, vítima de bullying virtual por causa de uma postagem mentirosa sobre seu suposto caso com o ator Whindersson Nunes.

​​​​​​(Melhore a estratégia coesiva) Esse medo também afeta outros usuários, que preferem se abster do debate praticando a autocensura, o que desconstrói sua personalidade ao se sentir impedido de manifestar suas ideias, e assim impedido de evolução como um ser humano, gerando assim perigosos problemas psicológicos.
Naturalmente, num espaço tão tóxico como o das redes sociais altamente politizadas e fragmentadas ideologicamente, uma arena de execuções sem a promoção do debate lógico, as depressões, fobias e suicídios são as consequências devastadoras na saúde mental dos indivíduos. 

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, se faz faz-se necessária e urgente uma legislação forte que regule o acesso às redes sociais, exigindo identificação do usuário com dados constantes nas bases de dados dos órgão públicos, como CPF e RG, e reconhecimento facial; facilitando assim identificação e responsabilização de "haters" e grupos de canceladores de forma legal e formulação de penas que não aliene o indivíduo, mas que o traga para a esfera do debate lógico e respeitoso. Assim cria-se um local saudável de debate público coerente e de aprendizado muito importante para os mais novos, gerando mentes saudáveis e adaptadas à democracia. (Não apresentou a proposta propriamente dita)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 760 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Correção por IA

Critério Nota Observações
Competência 1 80 Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Competência 3 120 Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Competência 4 80 Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Competência 5 120 Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Nota final 520 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos