A cultura do cancelamento é o melhor caminho?

Tema: Impactos do cancelamento virtual na saúde mental

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 05/01/2024
Nota tradicional: 560
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Com o advento da internet e das redes sociais abriu-se um espaço gigantesco, onde as pessoas desabafam, opinam, criticam e se expressam, (Sem vírgula) por meio de frases, fotos e vídeos. Falam tudo o que pesam e o que querem. Em contrapartida, estamos vivendo em uma era de busca por direitos, de ressignificação e de lutas contra o racismo, o preconceito, o machismo, homofobia e etc. (Melhore a contextualização)

O mundo virtual além de conectar pessoas e ter seus pontos positivos, também traz diversos problemas, visto que encoraja os internautas a dizerem coisas que eles nunca diriam no cara a cara. Acontece que, em um momento de lutas contra diversos preconceitos, temos uma geração que não se cala e estão unidos por mais respeito às diversidades e intolerantes também, não abrindo assim, (Sem vírgula) espaço para o diálogo. (Abordagem limitada)

(Uso inadequado do operador argumentativo) Diante disso tudo, resolveram banir pessoas, normalmente famosas, das redes sociais, cancelando-as por comentários não aceitáveis ou talvez mal interpretados. Porém os resultados desses cancelamentos causam impactos na saúde mental dos indivíduos boicotados como depressão, síndrome do pânico e isolamento social. (Melhore a apresentação dessa discussão. Abordagem limitada)

(Melhore a estratégia coesiva) A melhor solução é que parem de achar que a liberdade de expressão é dizer tudo o que pensa sem nem um filtro. Nem tudo que passa em nossa cabeça deve ser dito, principalmente em redes sociais. Deve-se ter cautela, respeito e empatia, evitando assim problemas para todos. (Não apresentou a proposta propriamente dita)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 40 Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
Nota final 560 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos