*Invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher*

Tema: Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 28/12/2023
Nota tradicional: 720
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No filme "minha mãe é uma peça" (2013), dona Hermínia é uma mãe superprotetora que cuida dos dois filhos adultos. Ela se sente sobrecarregada com as responsabilidades da maternidade e tenta encontrar um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Assim, mostra-se relevante pensar na invisibilidade do cuidado realizado pela mulher que é de fato um problema na sociedade, por exemplo, meninas que desde a infância já começam a estar no trabalho e sendo elas de pele negra. (Reestruture as discussões iniciais)

Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (lei 8.069/1990) proíbe o desempenho de qualquer atividade laboral por menores de 16 anos, podendo o adolescente trabalhar como aprendiz a partir dos 14 anos. Sendo assim, o indivíduo acaba tendo vários problemas de saúde, e se tornando solitário, pelo simples fato de estar trabalhando e não no ambiente adequado para eles, inibindo as relações sociais e lazer. (Reveja o recorte)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, por elas serem de pele negra acabam se submetendo ao trabalho escravo e sendo exploradas. Nota-se que nos tempos da antiguidade as meninas de pele escura eram mais procuradas para o trabalho de má qualidade, por isso, medidas deve ser tomadas. (Reestruture)

(Boa estratégia coesiva) Dessa maneira, para que a invisibilidade contra as mulheres acabe, é necessário que o governo invista em políticas de cuidado e serviços a disposição da mulher, tornando uma lei que entre a favor do direito ao indivíduo e doações onde busque ajudar toda mulher do Brasil, sendo assim as mulheres possam ser mais vista na sociedade e o seu trabalho não seja menosprezado. (Parágrafo frasal)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 720 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos