[Sem título]

Tema: Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 11/12/2023
Nota tradicional: 920
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Na série estadunidense “Grey’s Anatomy” é perceptível que o trabalho desenvolvido pelas mulheres, sobretudo das médicas, é valorizado, evidenciado pela personagem Miranda Bailey - mulher negra - que possui o cargo mais prestigiado do hospital de chefe de cirurgia. Entretanto, fora do programa televisivo, o trabalho de cuidado desenvolvido pelas mulheres no Brasil atual é mal pago e por muitas vezes nem remunerado, reflexo de uma sociedade machista e da neutralidade do Estado. Portanto, é evidente que medidas corretivas sejam tomadas para enfrentar a invisibilidade desse trabalho tão importante assumido pelo sexo feminino. (Formule a tese com mais clareza)

Em primeira análise, o comportamento machista presente, ainda, na sociedade brasileira é fator que invisibiliza o trabalho de cuidado feminino. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (Vírgula) em 2019 as mulheres eram as que mais dedicavam horas semanais - quase o dobro aos homens - aos trabalhos domésticos, como cozinhar e limpar a casa, muitas vezes associado ao cuidado de pessoas, como o cuidado de idosos, crianças e pessoas com deficiência. Esse estudo revela o quanto a mulher é explorada de uma forma naturalizada de estratificação social - como explica a sociologia - ao julgar-se que não é nada mais que a obrigação da mulher de realizar esses serviços. Essa visão precisa ser modificada para o devido reconhecimento feminino. (Melhore a apresentação dessa discussão)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, a passividade do governo opõe qualquer melhoria ao contexto hodierno. A demanda por serviços de assistência e cuidado cresce no mundo todo e com tendência a aumentar ainda mais com a população envelhecendo e a taxa de fecundidade decrescente. Por causa disso, as mulheres estão cada vez mais requisitadas para o cuidado de pessoas. Por isso, faz-se necessário que o governo crie mecanismos para valorizar esse serviço. (Explore mais a discussão)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, cabe ao Poder Executivo federal - órgão de grande relevância no país - promover políticas públicas de valorização do trabalho de cuidado desenvolvido pelas mulheres com a criação da “Semana Nacional de Visibilidade do Trabalho de Cuidado Feminino”, com palestras e debates públicos que demostrem a importância de valorizar-se esse tipo de trabalho, a fim de desconstruir a visão machista da sociedade e garantir visibilidade e reconhecimento desse importantíssimo trabalho realizado pelas mulheres. (Proposta completa)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 920 Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista!

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos