JúliaD Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil

Tema: Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 10/12/2023
Nota tradicional: 760
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

De acordo com a Constituição federal de 1988, no artigo 5, todos são iguais perante a lei. Porém, ao observar a falta de valorização do trabalho de cuidado exercido por mulheres no Brasil, podemos concluir que a sociedade tem se comportado de forma contrária à Constituição (Vírgula) evidenciando o preconceito ainda existente, além de influenciar negativamente no desenvolvimento econômico do país.

No século XX (Vírgula) durante a Segunda Guerra Mundial (Vírgula) as mulheres tiveram uma participação ativa e diversificada, exercendo um papel importantíssimo no mercado de trabalho através da sua atuação nas fábricas, nos hospitais e até mesmo na guerra. Após a Constituição de 1934 as mulheres conquistaram os seus primeiros direitos trabalhistas, mas o reconhecimento pelo seu trabalho permanece escasso até hoje, isso devido ao preconceito existente na sociedade, alcançando um índice de 40% (Vírgula) segundo uma pesquisa publicada no site do G1 em 2020.

(Melhore a estratégia coesiva) O trabalho de cuidado corresponde a ocupação mais comum entre as mulheres brasileiras, sendo em média 25 horas semanais dedicada a esta função, grande parte delas atuam em seus próprios lares cuidando na maioria das vezes de parentes, devido a isso, elas se encontram impossibilitadas de buscar um trabalho formal remunerado, e até mesmo de cuidar da saúde. Por ser um trabalho repetitivo, ele pode trazer uma sensação de sobrecarga, sendo um fator prejudicial à saúde física e mental delas. É inegável a importância que o trabalho de cuidado possui, porém a falta de remuneração atribuída ao exercício desta função vêm fortalecendo a desigualdade, assim como o sentimento desvalorização entre essas cuidadoras, também é essencial salientar que o trabalho não remunerado afeta diretamente na economia brasileira, visto que o PIB (Desenvolva a sigla) poderia aumentar em 13% se a remuneração fosse efetuada. (Melhore a apresentação dessa discussão)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, é imprescindível que o governo brasileiro intervenha em favor das mulheres que exercem o papel de cuidadora, de modo a oferecer a elas um suporte financeiro, possibilitando uma maior qualidade de vida tendo em vista que nem todas estão incluídas no programa bolsa família, (Justaposição) também é essencial a aplicação de culturas de conscientização em redes de ensino e em empresas públicas e privadas, de forma a enfatizar a importância deste trabalho. Desta forma, será possível ter igualdade efetiva perante a lei e contribuir para o desenvolvimento econômico do nosso país. (Não apresentou a proposta propriamente dita)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 760 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos