Dona de casa, serviço importante sem valorização

Tema: Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 06/12/2023
Nota tradicional: 640
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As mulheres, (Sem vírgula) atualmente desempenham papéis importantes na sociedade, contribuindo e inovando na comunidade. Porém esse reconhecimento não é fácil de obter e quando é conquistado são para funções do alto escalão, ocorrendo invisibilidade nos trabalhos mais precários. Nesse contexto é necessário abordar a desvalorização do serviço de cuidado e o preconceito sofrido. (Melhore a contextualização do tema)

Primeiramente, é indiscutível que o termo “dona de casa” se reflete em uma mulher que desempenha serviços de cuidado familiar, na maioria das vezes sem remuneração e que não tem condições de obter um futuro melhor (Reelabore essa construção). De acordo com o IBGE (Desenvolva a sigla), as mulheres exercem o dobro de horas semanais em funções domésticas do que os homens, revelando uma situação já aceita pelas pessoas.

(Boa estratégia coesiva) Além disso, existe o racismo como um agravante da situação, (Reveja esse recorte) e que infelizmente é um assunto dentro de outros que elevam o problema. Segundo ao site da OXFAN, mulheres e meninas assumem trabalhos degradantes por estarem em situações de miséria, assim sofrendo diversos preconceitos. (Reveja se há relação entre as discussões apresentadas)

(Melhore a estratégia coesiva) Apesar da sociedade apresentar evolução, as problemáticas no serviço de cuidado é um fato. Com esse viés, cabe aos governantes criarem leis fortes para o aumento do salário, donos de empresas dar melhores oportunidades, e a comunidade valorizar esse trabalho cada vez mais necessário e importante. (Não apresentou a proposta propriamente dita)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 640 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos