Invisibilidade do trabalho de cuidado feminino

Tema: Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 06/12/2023
Nota tradicional: 840
Nota IA: 320
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No filme "Ela é o cara" (Vírgula) apresentado pela Rede Globo, a protagonista feminina destaca o derrubar preconceitos estabelecidos no futebol feminino, formado por um grupo de meninos que tiram sarro da sua habilidade no jogo como uma menina. Hoje trazendo o filme para, (Sem vírgula) as mulheres sofrem esse tabu. Por isso a há desafios para garantir que seus direitos sejam vistos quando referem-se a mulher. Isso ocorre pela desvalorização da capacidade feminina, como bem, sua invisibilidade no mercado de trabalho. (Apresente a discussão inicial com mais clareza)

De início, vale destacar que há desvalorização da capacidade feminina, visto na sociedade de forma romantizada. Sobre isso, o filósofo Goffman determina o conceito de Estigma no que reflete ao gênero da classe masculina estabelecer uma superioridade referida a classe feminina, para se sentir no poder utiliza-se do discurso heterotrófico para inferiorizar o espaço ocupado por uma mulher (Reelabore essa discussão). Nesse sentido, a luta feminina contra opressão de uma histórico patriarcal desde o período colonial que tenta denegrir a imagem feminina para para uma fragilidade quanto ao homem. Dessa forma, tem uma barreira de criança que impede que as mulheres tenham acesso aos seus direitos de acordo com o artigo.

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, vale ressaltar há invisibilidade no mercado de trabalho. Sobre esse viés, o sociólogo Hans Jonas define o conceito de especismo, (Sem vírgula) é a opressão humana de uma espécie sobre outra. Nesse contexto, trazendo a realidade das mulheres que são vítimas do senso masculino quem põe na sociedade para colocar a mulher como objeto ao seu serviço (Reelabore essa ideia). Assim, esta se sentem inferiores para ocupar um cargo de poder. Prova disso, (Sem vírgula) é que segundo o IBGE (Sem vírgula) cerca de mais ou menos 60% dos cargos de autoridade são culpados por homens. Desse modo, o Estado deve intervir para resolver o impasse. (Reestruture a discussão apresentada) 

(Boa estratégia coesiva) Portanto, o Ministério do Trabalho- responsável pelo ingresso no mercado de trabalho com segurança e equidade-, deve promover políticas públicas com valorização ao serviço feminino e garantia do acesso sem diferença de gênero, de modo que tanto as mulheres e grupos vulneráveis tenham seus direitos igualitários , com renda adequada, a fim de que sua capacidade esteja visível no mercado de trabalho. Ademais, cabe a legislação efetivar medidas específicas que reconheçam o trabalho feminino, e por consequência reverter os desafios para o enfrentamento da invisibilidade feminina como exposto no filme. (Proposta completa)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 840 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Correção por IA

Critério Nota Observações
Competência 1 40 Demonstra domínio precário da modalidade escrita formal da língua portuguesa, de forma sistemática, com diversificados e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Competência 2 80 Demonstra domínio precário da modalidade escrita formal da língua portuguesa, de forma sistemática, com diversificados e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Competência 3 80 Demonstra domínio precário da modalidade escrita formal da língua portuguesa, de forma sistemática, com diversificados e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Competência 4 40 Demonstra domínio precário da modalidade escrita formal da língua portuguesa, de forma sistemática, com diversificados e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Competência 5 80 Demonstra domínio precário da modalidade escrita formal da língua portuguesa, de forma sistemática, com diversificados e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Nota final 320 Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos