Aumento da violência nas escolas do Brasil

Tema: Aumento da violência nas escolas do Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 26/11/2023
Nota tradicional: 640
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A Constituição Federativa Brasileira, prologada em 1988, promove em seu artigo 9° a segurança de crianças e adolescentes em ambientes escolares. (Truncamento) Visto que o aumento da violência nas escolas do Brasil vem interferindo na vida dos estudantes pela falta de segurança e a carência de uma população sensibilizada. (Melhore a coesão) Tendo como maior obstáculo a falta de legislação por parte dos órgãos de educação e a romantização de adolescentes com problemas psicológicos. (Melhore a apresentação da discussão)

Segundo o portal de notícias do G1, em maio de 2019, manifestantes em São Paulo ergueram cartazes com a frase "invistam em psicologia e não teram hospitais lotados", pois a falta de investimentos que concratizam com as necessidades do povo aumentam as índices de violência. Contando, verifica-se a ausência de uma política democrática para adequar as necessidades da sociedade. (Reestruture e explore a discussão com clareza)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, vale ressaltar o pensamento do filósofo Rousseau, segundo o qual "a romantização de tal ação só aumenta a sua prática", é inevitável não lutar pela sua abolição, e a voz do povo é necessária nesta ocasião por meio de palestras em ambientes públicos, propostas ao governo e demonstrar insatisfação perante a essa irregularidade. (Parágrafo frasal. Abordagem limitada)

(Melhore a estratégia coesiva) Contando, medidas governamentais devem ser aplicadas para interromper esse patamar e a colaboração da população por meio de protestos contra esse patamar. Afinal, somente com o engajamento de todos será possível construirmos uma sociedade regular democrática. (Não apresentou a proposta propriamente dita)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 640 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos