Violência nas escolas brasileiras

Tema: Aumento da violência nas escolas do Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 15/11/2023
Nota tradicional: 680
Nota IA: 320
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No cenário atual da sociedade, percebe-se um aumento maior de violência nas escolas em todo Brasil, tanto físicas quanto psicológicas. Conforme os dados do IBGE (Desenvolva a sigla), a pesquisa ouviu cerca de 2.068 pessoas que relatam que já sofreram alguma violência na escola. Diante disso, relembra-se o caso do massacre na escola em Realengo/RJ em 2011, onde um atirador que era ex-aluno da escola, sofria bullying, teve acesso a unidade escolar e atirou nos alunos, um dos casos brutais que mais chocou a população brasileira. (Formule a tese)

Profissionais da educação e alunos vêm sofrendo agressões por meio de alunos que não respeitam opinião contrárias ou suas semelhanças e suas diferenças, diversos meios de comunicação vêm expondo o cenário escolar brasileiro, quando não é por meio de alunos cometendo bullying ou cyberbullying, são por meio de pais e alunos agredindo profissionais fisicamente até mesmo verbalmente, e a casos de profissionais cometendo alguma violência com alunos. Vale ressaltar, (Sem vírgula) que qualquer forma de violência é crime! (Evite esse tipo de construção)

(Melhore a estratégia coesiva) Não podendo mais considerar a escola um lugar seguro!  (Truncamento) Pois temos que temer pelo nosso ensino e pela nossa segurança, dados da pesquisa da CE comprova essa teoria onde relata a estatística de que 90% das pessoas têm medo de que sofram alguma violência na escola e 76% de que sofram algum tipo de violência nas ruas, contudo, pedagogos, psicopedagogos entre outros, (Sem vírgula) vêm promovendo conscientização e reflexão a respeito do bullying e outras violência no ambiente escolar, através de projetos e informação da data 7 de abril dia nacional ao combate ao bullying. (Melhore a apresentação da discussão)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, a conscientização e o respeito da população se faz necessário em todos os requisitos de vivência com as semelhanças e as diferenças do outro, aquela fala, ou gestos que você considera brincadeira pode não esta sendo vista da mesma forma pelo outro (Reelabore essa construção), então se por no lugar do outro é essencial para uma boa convivência, o dia do combate ao bullying e outras violências, além de serem trabalhados na escola, são divulgados em diversos meios de comunicação com intuito de alertar e conscientizar o agressor e a vítima sobre as consequências e as medidas que devem tomar se for vitima e as que serão tomadas se for o agressor. ​​​​​​​(Não apresentou a proposta propriamente dita)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 680 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Correção por IA

Critério Nota Observações
Competência 1 40 Demonstra domínio precário da modalidade escrita formal da língua portuguesa, de forma sistemática, com diversificados e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Competência 2 80 Demonstra domínio precário da modalidade escrita formal da língua portuguesa, de forma sistemática, com diversificados e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Competência 3 80 Demonstra domínio precário da modalidade escrita formal da língua portuguesa, de forma sistemática, com diversificados e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Competência 4 40 Demonstra domínio precário da modalidade escrita formal da língua portuguesa, de forma sistemática, com diversificados e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Competência 5 80 Demonstra domínio precário da modalidade escrita formal da língua portuguesa, de forma sistemática, com diversificados e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Nota final 320 Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos