Violência na escola, um mal à ser erradicado

Tema: Aumento da violência nas escolas do Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 04/11/2023
Nota tradicional: 760
Nota IA: 840
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A Organização das Nações Unidas, ao se posicionar sobre o aumento da violência nas escolas, deixou claro que o direito à educação e segurança é garantia fundamental a ser estendida à sua sociedade. No entanto, na geração contemporânea há entraves que dificultam a aplicação da lei, haja vista que, (Sem vírgula) fatores como a trivialização da violência e a autonomia dos criminosos para arquitetar os ataques contribuem para que acometimentos pavorosos como o ocorrido numa escola estadual de Suzano-SP, em 2019, continuem a acontecer.

De acordo com a filósofa Hannah Arendt, a maldade e a agressividade são banalizadas quando as pessoas são constantemente expostas a atitudes cruéis ou quando se acostumam a discursos violentos. Diante desse cenário, pode-se assumir que, (Sem vírgula) a coragem que impulsiona jovens a matar friamente colegas de escola, professores e funcionários advém da banalização da violência. Os causadores de ataques vivem em ambientes que comumente naturalizam atos de crueldade. (Explore mais a discussão)

(Boa estratégia coesiva) Somado a isso, fóruns e páginas fechados na internet dão margem e abrem espaço para essa crescente onda de violência. (Truncamento) Posto que a "deep web" acomoda grupos de discussão que encorajam e reverenciam massacres ocorridos no passado e em que jovens exibem abertamente seus planos e anseios em realizar atos análogos em suas escolas.

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Diante do exposto, o fim da crescente onda de violência nas escolas brasileiras depende da criação de ambientes que promovam a paz e do incentivo á investigações dos espaços virtuais. É dever das próprias escolas criarem um espaço que estimule o companheirismo e a fraternidade, enquanto o Estado junto a Polícia Federal deve investigar com empenho as páginas da "deep web" onde jovens com predisposição à violência se escondem. Desse modo, incidentes como o ocorrido na escola de Suzano e em diversas outras escolas do país, não mais se repetirão. (Proposta incompleta)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 760 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Correção por IA

Critério Nota Observações
Competência 1 200 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 2 160 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 3 160 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 4 160 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 5 160 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Nota final 840 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos