[Sem título]

Tema: Aumento da violência nas escolas do Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 03/11/2023
Nota tradicional: 920
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Na música "Pumped Up Kicks", a banda Foster The People retrata um cruel cenário de um tiroteio escolar, conhecido como o "Massacre de Columbine", no qual dois alunos, portados de armas de fogo, tiraram a vida de vários membros. Da mesma forma, no contexto atual, casos de violência em instituições educacionais estão se tornando recorrentes no cotidiano tupiniquim, gerando preocupações. Diante dessa perspectiva, é válido analisar como o ambiente familiar e a omissão estatal representam desafios para a resolução deste problema. (Formulou a tese)

Primeiramente, deve-se ressaltar os impactos negativos advindos de um cenário doméstico conturbado, capazes de gerar comportamentos desviantes. Segundo o psicanalista Sigmund Freud, uma convivência familiar marcada por pertubações gera sequelas, principalmente mentais, nas vidas dos jovens. Desse modo, no cenário brasileiro, conturbações - como castigos físicos e verbais - vividas no ambiente doméstico originam traumas em crianças e adolescentes, que passam a reproduzir tais atitudes contra colegas, agravando o problema.

(Boa estratégia coesiva) Ademais, é fundamental apontar a ineficiência estatal como um fator contribuinte para a invisibilidade do tema. Sob esse viés, a filósofa Djamila Ribeiro afirma que para solucionar uma realidade, é preciso tirá-la da invisibilidade. Entretanto, esta reflexão destoa da realidade brasileira, na qual é percebida a ausência de medidas eficientes - como o monitoramento psicológico de alunos - capazes de combater o comportamento violento de alguns estudantes. Como exemplo, é notório a quantidade de casos de bullying que passam despercebidos como "brincadeiras infantis", mas capazes de acarretar problemas severos na mentalidade juvenil. Por conseguinte, há um estímulo maior a eventualidades malévolas que podem, eventualmente, levar a agressões verbais, fisicas e até fatalidades.

(Boa estratégia coesiva) Portanto, faz-se necessário superar os desafios supracitados que impedem a mitigação da conduta desumana vista no ambiente escolar. Para isso, é imprescindível que o Ministério da Educação e Cultura, juntamente com as instituições escolares, forneçam um ambiente seguro para seus estudantes e funcionários. Isso será feito por meio da contratação de profissionais da saúde - especializados na saúde mental - que conduzirão sessões de terapia, tanto individuais quanto em grupo, a fim de reduzir comportamentos violentos de alunos, para promover um bem-estar coletivo. Assim, episódios sádicos, como o de Columbine, deixarão de ser uma preocupação nacional, garantindo, então, uma convivência escolar pacífica. ​​​​​​​(Proposta completa)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 920 Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista!

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos