O futuro da educação social brasileira

Tema: Aumento da violência nas escolas do Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 03/11/2023
Nota tradicional: 520
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A violência brasileira é um desafio social antigo, (Sem vírgula) que se perpetua (Vírgula) e com o passar dos anos ganham novas nuances e se moldam conforme a evolução tecnológica, econômica e social. De acordo com pesquisas atuais, o número de pessoas que estão se sentindo ameaçadas no ambiente escolar vem aumentando progressivamente. Ataques às escolas estão acontecento com maior frequência e sendo mais evidenciados nos meios de comunicação. (Melhore a contextualização e formule a tese)

É importante salientar que dentro das escolas podem existir inúmeras situações violentas, como bullying, segregações, feminicídios, e ataques em massa, o que leva aos pais e alunos o medo e a incerteza de voltar para casa em paz (Reestruture essa ideia), implicando nas relações interpessoais dentro do ambiente escolar (Vírgula) podendo levar também a quadros de ansiedade e falta de atenção dentro da sala de aula. (Parágrafo frasal)

(Melhore a estratégia coesiva) Os atos violentos podem ser explicados pelo crescente número da criminalidade nas ruas, que pode ser um exemplo negativo para jovens os quais perdem a esperança de um mundo melhor e repercutem o que estão aprendendo dentro de casa e na sociedade, bem como o aumento de transtornos psíquicos como síndrome do pânico, ou depressão, a doença do século, que está a cada dia acometendo pessoas cada vez mais jovens. (Reestruture. Abordagem superficial. Paágrafo frasal)

(Melhore a estratégia coesiva) É de suma importância a implementação de políticas de controle da criminalidade, com aumento de rondas, educação doméstica, atividades escolares que formem bons cidadãos e transformem o ser humano, além de e controle de doenças psicológicas. Com um apoio multi podemos melhorar a sociedade como um todo e isso reflete em todos os âmbitos de convivência. (Não apresentou a proposta propriamente dita)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 80 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 520 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos