Consequências da nocividade do ensino nas escolas

Tema: Aumento da violência nas escolas do Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 03/11/2023
Nota tradicional: 680
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O ambiente escolar é o primeiro convívio social de grande parte dos indivíduos. Daí vem sua responsabilidade em moldar o caráter de um jovem, em conjunto com a educação familiar. Dessa maneira, ao tornar a escola um ambiente nocivo ao aluno, perde-se um pilar fundamental de sua educação, culminando em graves transtornos físicos e psicológicos, que são estendidos àqueles que o cercam, até o ponto de uma resposta violenta, como nos crescentes casos de massacre escolares. (Formule a tese)

Das diferentes maneiras de ensino, a abordagem paciente e acolhedora é a mais adequada a uma escola e gera os mesmos resultados do rigor exagerado. Ao ver seu futuro condicionado ao resultado de uma atividade, o indivíduo termina por desenvolver uma relação de dependência com o professor. Muitos professores, porém, desconhecem ou ignoram tal posição, desapontando o aluno. Além disso, um relacionamento saudável com os demais alunos do centro educacional também é um aspecto fundamental na qualidade da educação. Ainda que dependa dos próprios alunos a manutenção do respeito entre si, diversos casos de desarmonia no ambiente educacional originam-se da negligência por parte da coordenação de ensino no acompanhamento da experiência do aluno (Melhore a apresentação dessa discussão) e no monitoramento de comportamentos inadequados.

(Boa estratégia coesiva) Portanto, cabe ao Ministério da Educação fiscalizar a presença de profissionais de saúde mental nas instituições de ensino, bem como a aplicação de procedimentos para análise da conduta de professores e alunos. Assim, será possível contribuir para a construção de um melhor ambiente educacional e, como consequência, uma melhor experiência para os alunos, de modo a conservar além da sua própria saúde. (Não apresentou a proposta propriamente dita)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 40 Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
Nota final 680 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos