Novo método de correção de redação criado pelo Brasil Escola , que utiliza Inteligência
Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza
inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a
avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não
podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações
fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer
decisão importante.
Competência
Nota
Observações
Competência 1
200
Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 2
160
Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3
160
Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4
160
Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5
160
Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final
840
Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.
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O massacre que ocorreu em 13 de março de 2019 (Vírgula) na Escola Estadual Raul Brasil, em Suzano, São Paulo, chocou o país e o mundo. Dois jovens, ex-alunos da instituição, entraram armados e tiraram a vida de sete pessoas — além de se espelharem em atentados ocorridos nos Estados Unidos. Sob esse viés, surge a necessidade de se discutir acerca da segurança nas escolas, porte de armas e saúde mental de crianças e adolescentes.
Diante desse cenário, é preciso pontuar a influência familiar sobre a vida de menores e suas motivações como uma das principais causas da problemática; (Vírgula) dado que, (Sem vírgula) crianças e jovens que enfrentam problemas em casa, como abuso, negligência ou divórcio dos pais, podem manifestar comportamentos violentos na escola como resultado do estresse e instabilidade de suas vidas. Isso ocorre, (Sem vírgula) pois não há uma preocupação em entender o pensamento da criança mediante ao o problema, haja vista que é necessário paciência e mente aberta para compreensão. Para Jean Piaget, psicólogo suíço, o núcleo parental tem um importante papel no desenvolvimento intelectual dos menores, desse modo, urge a importância de um ambiente benéfico para a redução dos problemas mentais adquiridos na infância.
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, aponta-se a ausência de programas educacionais que promovam valores, como empatia, tolerância e, a priori, respeito. De acordo com Djamila Ribeiro, "para atuar sobre um problema, é preciso tirá-lo da invisibilidade", que é o que ocorre com a carência de propagação desses princípios. Tal situação ocorre, (Sem vírgula) pois a educação brasileira é focada em apenas cumprir carga horária curricular, suprimindo o ensino de questões éticas básicas citadas anteriormente. Com isso, os alunos, por falta de orientações essenciais para o convívio em sociedade, acabam à mercê de pensamentos e práticas rudimentares, tal como a violência.
(Boa estratégia coesiva) Dessarte, fica clara a necessidade de minimizar os desafios enfrentados pela violência nas escolas. Sendo assim, cabe à escola realizar um maior contato com as famílias dos alunos. Tal ação deve ser feita por meio de reuniões semanais e visitas em domicílio — além de debates sobre a importância dos princípios básicos, como empatia e respeito, e cuidados com a saúde mental, contando com a participação do meio familiar. Dessa maneira, a tragédia ocorrida em Suzano poderá ser evitada, e a segurança de crianças e adolescentes será fortificada. (Proposta completa)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência
Nota
Motivo
Domínio da modalidade escrita formal
160
Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de
conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em
prosa
160
Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de
um ponto de vista
160
Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção
da argumentação
200
Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos
200
Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.