A violência nas escolas brasileiras

Tema: Aumento da violência nas escolas do Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 02/11/2023
Nota tradicional: 840
Nota IA: 800
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O escritor Carlos Drummond de Andrade, em seu poema "No meio do caminho" retrata de forma figurada as dificuldades na jornada do ser humano na vida. De maneira análoga a isso, o aumento da violência nas escolas do Brasil, é importante destacar dois aspectos (Melhore a construção de sentido): falta de segurança e negligência estatal.

Em primeira análise (Vírgula) evidencia-se a ausência de medidas governamentais para combater o aumento da violência nas escolas. Sob essa ótica (Vírgula) atitudes que deveriam ser garantidas pelo Estado não ocorrem no Brasil (Melhore a construção de sentido). Devido ao pensamento de ambientes escolares serem seguros, não são investidos em segurança nas escolas brasileiras e é quando ocorre a prática de bullying e massacres. Dessa forma há necessidade de reformulação da postura estatal urgentemente.

(Boa estratégia coesiva) Além disso, é notório a ignorância por parte do governo em não dar atenção o suficiente para os ambientes escolares, onde o futuro está se formando aos poucos e terá influência na futura sociedade, sendo considerado outro promotor do problema. Desse modo acontece muita coisa na escola como, por exemplo, a prática de bullying, abusos por professor, violência entre os alunos e a escola nem sabe o que está acontecendo e quando sabem, não dão o punição que deveria ou não fazem nada, infelizmente dando atenção quando uma tragédia acontece. (Abordagem limitada)

(Boa estratégia coesiva) Depreende-se, portanto, a adoção de medidas governamentais para diminuir a violência nas escolas brasileiras. Dessa maneira cabe ao Ministério da Educação através do governo brasileiro reverter essa situação por meio de contratação de psicólogos nas escolas, a ronda escolar passar pelos bairros no período de aula, policiais na entrada e dentro da escola, ser ensinado aos alunos maneiras de se defenderem e o que fazer nessa situação, afim  a fim de preparar os alunos a se protegerem, criar um ambiente seguro e tratar os problemas com seriedade. Somente assim, tirando as pedras do meio do caminho, consegue construir um Brasil mais democrático e seguro. (Proposta completa)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 840 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Correção por IA

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 3 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 4 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 5 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Nota final 800 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos