Trote universitário realidade do Brasil.

Tema: Debate sobre a cultura do trote universitário

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 23/10/2023
Nota tradicional: 800
Nota IA: 400
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O filósofo brasileiro Raimundo Teixeira (Vírgula) em 1889 (Vírgula) adptou o lema positivista "Ordem e Progresso" não só para a Bandeira Nacional, mas também para a nação que no contexto hodierno, (Sem vírgula) enfrenta significativos estorvos para o seu desenvolvimento. Lamentavelmente o trote universitário apresenta uma antítese para o lema, uma vez que pode causar humilhação, ferimentos e até mortes. Tal perrogativa está associada à falta de medidas governamentais e das instituições de ensino superior o qual é inadmissível que tal cenário continue a ocorrer (Vírgula) uma vez que causa consequências multidimencionais para a vítima e para a sociedade. (Formulou a tese)

Em primeira análise vale ressaltar que embora a Constituição brasileira de 1988 não considerar os trotes estudantis como crime (Vírgula) é notório que muitas das "brincadeiras" contidas nesse ritual ferem a dignidade humana, como o caso ocorrido pelos alunos de medicina na universidade de São Paulo, que em um trote obrigaram alunos calouros a ingerirem bebidas alcoólicas depois do líquido escorrer pelas partes íntimas de uma colega, cenário absurdo em pleno século XXI. (Reestruture e explore mais a discussão)

(Boa estratégia coesiva) Ademais nota-se que que tal temática está associada a falta de leis governamentais contra a problemática, como diz o filósofo Hobbes (Vírgula) em seu livro Leviatã, que "defende a incumbência do Estado em proporcionar meios que auxiliem o progresso da coletividade". Nota-se também a ineficácia das instituições de ensino superior uma vez que permitem que tal "agressores" continuem cursando até se formarem e servirem a sociedade que será prejudicada por ser atendida por pessoas de valores tão baixos. (Explore com mais clareza e produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Conclui-se portanto que medidas são necessárias para resolver o impasse (Vírgula) o qual cabe ao Poder judiciário criar uma lei contra a problemática impedindo "brincadeiras" que causam humilhações, ferimentos e até mortes. Cabe também às associações de ensino superior executarem punições rígidas para tais agressores como a expulsão desses alunos, também cabe a essas associações proporcionarem medidas anti-trotes e de acolhida aos calouros por meio de dinâmicas e postagens, assim o lema positivista se fará presente no Brasil. (Proposta incompleta)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 800 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Correção por IA

Critério Nota Observações
Competência 1 0 Demonstra desconhecimento da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
Competência 2 120 Demonstra desconhecimento da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
Competência 3 120 Demonstra desconhecimento da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
Competência 4 80 Demonstra desconhecimento da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
Competência 5 80 Demonstra desconhecimento da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
Nota final 400 Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos