Indiferença a cultura do trote

Tema: Debate sobre a cultura do trote universitário

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 21/10/2023
Nota tradicional: 880
Nota IA: 680
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Em sua obra “Ensaio sobre a Cegueira”. (Truncamento) O português José Saramago descreve uma realidade distópica, na qual paulatinamente, (Sem vírgula) as pessoas vão ficando cegas, Na história, o autor usa essa alegoria para criticar a falta de altruísmo e cooperação no mundo, em que os indivíduos se preocupam cada vez menos com o bem-estar coletivo. Ao transpor a ficção e analisar a atual conjuntura brasileira, percebe-se que a obra exemplifica a realidade vivenciando no país uma vez que o trote universitário representa um problema que não recebe a devida atenção no território nacional. Nesse contexto, deve-se analisar como a negligência estatal e a indiferença aos universitários que sofrem dessa cultura do trote impulsionando tal problemática, com o intuito de solucioná-la. (Formulou a tese)

Diante desse cenário, nota-se a inoperância governamental como fator agravante do problema do Brasil. De acordo com o geógrafo Milton Santos, em seu texto “Cidades Mutiladas”, a cidadania atinge sua plenitude de sua eficácia quando os direitos do corpo social, em sua totalidade, são homogeneamente desfrutados. Todavia, no contexto atual, a passividade do Estado distancia os estudantes que sofreram o trote dos direitos constitucionalmente garantidos à medida que trazem violência, preconceito, constrangimento e até homicídios (Melhore a apresentaçao da discussão). Dessa forma, enquanto a máquina pública negligenciar suas responsabilidades, o problema vai perdurar e os direitos dos estudantes continuarão a ser mutilados de forma sistemática.

(Boa estratégia coesiva) Ressalta-se, ademais, que a indiferença aos estudantes que sofrem com o trote, (Sem vírgula) é um problema que potencializa esse cenário. Nesse viés segundo o sociólogo Zygmunt Bauman, “Em tempo de modernidade líquida, a indiferença ao próximo é habitual”. Diante de tal exposto, os estudantes que praticam o trote muitas vezes não percebem, ou não ligam para constrangimento, violência, e preconceito gerado achando que é uma brincadeira, sendo que não se importam com a pessoa que sofreu o trote. Em decorrência disso, mantém-se o quadro de ausência de ações sociais efetivas no que tange a reversão desse contexto, fragilizado, (Sem vírgula) com isso a cidadania plena desse país. Dessa forma, é imprescindível combater essa indiferença as pessoas que sofrem com a cultura do trote, (Melhore a construção de sentido) visto que é uma das causas fundamentais do problema.

(Boa estratégia coesiva) Portanto, cabe ao Estado -garantidor dos direitos- criar punições mais rígidas aos praticantes do trote por meio da criação de leis, fazendo nas escolas e universidades a criação de debates e apresentações (Vírgula) explicando os problemas gerados pelo trote. (Truncamento) Sendo que tal ação terá como finalidade a diminuição de problemas como violência, constrangimento e preconceitos nos estudantes (Vírgula) garantindo o bem-estar de todos. Assim, à luz da perspectiva de Saramago, (Vírgula) poderemos mitigar a cegueira moral que permeia essa questão. (Proposta completa)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 880 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Correção por IA

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 3 120 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 4 120 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 5 120 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Nota final 680 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos