redação do Gabriel

Tema: Debate sobre a cultura do trote universitário

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 12/10/2023
Nota tradicional: 880
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

“Ensaio sobre a cegueira" retrata a invisibilizarão de certos problemas da sociedade. Na realidade brasileira, a crítica de Saramago é verificada na cultura de trote universitário, que humilha os calouros com “rituais” de iniciação. Nesse contexto, percebe-se a consolidação de um grave problema, em virtude de negligência da mídia em não informar os casos de trote e a ineficiência da escola que deixa estes atos acontecerem. (Formulou a tese)

A princípio, sobressai a falta de veículos informativos a cerca da cultura de trote em questão. Conforme o sociólogo Bourdieu, violência simbólica são atos, (Sem vírgula) imperceptíveis e invisíveis que tem com o mister a violência e o controle do indivíduo. A rigor, a negligencia da mídia é uma violência simbólica por inviabilizar o acesso do público a esses casos, por conseguinte, apagando os casos e as vítimas, gerando uma exclusão juntamente com a vulnerabilizarão dos calouros (Vírgula) e restringindo a comunicação e o debate dentro e fora da universidade.

(Boa estratégia coesiva) Ademais, ressalta-se incapacidade da instituição de ensino em conter estes atos. Segundo o sociólogo contemporâneo Bauman, instituição zumbi é um órgão que tem seu papel definido na sociedade, mas, (Sem vírgula) não o cumpre, ficando inoperante e comprometendo outros órgãos. Neste contexto, as universidades que não conseguem controlar, suprimir e educar os alunos que fazem os trotes são inoperantes por não cumprir deu papel social, esse efeito “zumbi” atua negativamente nos outros alunos, isso por não criar ambientes e ferramentas para o debate, comunicação, etc. (Melhore a apresentação da discussão)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, para solucionar a negligencia da mídia e a ineficiência das universidades, é necessário atuar em dois campos. Em primeiro lugar, o Ministério da Comunicação deverá criar um programa de televisão, chamado “hora universitária” (Vírgula) que será exibido no horário de almoço, por meio de uma parceria com as emissoras e com os estúdios, com o fito de instruir a população sobre essa cultura de trotes e dar ouvidos ao debate, a comunicação de alunos sobre essa cultura no programa. Em segundo lugar, o Poder Judiciário deverá propor leis que garantam segurança e pluralidade de voz nas universidades, por meio de votação no Senado, com o efeito de garantir o direito dos alunos. Com as devidas soluções, o “ensaio sobre a cegueira” se tornará menos evidente na realidade brasileira. (Proposta completa)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 880 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos