E o nosso futuro?

Tema: A legalização da maconha

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 22/06/2011
Nota tradicional: 5
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Ao longo dos anos, assim como os outros povos do mundo, os Brasileiros estão sempre buscando melhorias de vida. Embora 1 a vontade da maioria das famílias brasileiras seja oferecer uma educação melhor para seus filhos em colégios particulares, o problema é que nem todas podem arcar com as despesas. O que carece para termos uma educação pública de qualidade é a falta de organização política no nosso país. Indiretamente, a falta da mesma está refletindo nos altos índices de criminalidade que vem ocorrendo no nosso país.

Não é difícil encontrar crianças e adolescentes que saem de casa dizendo a mãe que vão a escola, onde na verdade então indo as ruas geralmente, fazer o que não presta, beber, fumar. Será que a educação está tão desinteressante assim, será que está faltando influencia e criatividade dos educadores, para cativar os alunos a irem à escola, ou será mesmo que está faltando investimento do governo na área de educação. Porque a cada dia que passa, aumenta a quantidade de crianças e adolescentes nas ruas, resultando no aumento do terrorismo entre os mesmos, na maioria das vezes 1 por conseqüência da ingestão de drogas.

Esse assunto de drogas, não sai da tona, pois constantemente aparecem novas drogas cada vez mais prejudiciais e alucinantes. Apesar do surgimento de novas drogas, a maconha, que é uma erva antiga, ainda causa muitos males a nossa sociedade.

Embora a maconha, traga cura para diversas doenças crônicas, seja ecologicamente melhor na composição de diversos compostos, o consumo da mesma, dependendo da dosagem e do indivíduo1  pode causar inúmeros efeitos, desde apenas um simples avermelhamento de olhos até um homicídio.

FHC é um grande defensor da liberação da maconha no país, como é mostrado no filme quebrando o tabu, onde o mesmo é o narrador do filme, segundo ele, os traficantes entram nos presídios aprendizes e saem profissionais do tráfico.

Contudo, esta idéia deve ser pensada e repensada, pois sabemos que as condições de educação, saúde e de segurança pública do nosso país ainda são muito precárias. E não é preciso ter curso superior para saber que criança e adolescente faz tudo por impulso, então se uma criança está na rua, e os amigos a induz a ingerir a maconha, dificilmente ela vai negar a aceitação da mesma.

Assim sendo você não acha que é brincar demais com o futuro da nossa nação?  Afinal de contas, o ser humano é mortal.

Correção tradicional

Critério Observações Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
Nota final 5

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos