[Sem título]

Tema: Debate sobre a cultura do trote universitário

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 10/10/2023
Nota tradicional: 880
Nota IA: 640
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

“Ensaio sobre a cegueira” retrata a invisibilidade de certos problemas da sociedade. Na realidade brasileira, a crítica de Saramago é verificada no entrave da cultura do trote universitário, visto que muitas vezes exista a ocorrência de comportamentos indevidos que prejudicam os novos estudantes. Dessa forma, percebe-se a consolidação de um grave problema, em virtude do silenciamento e da influência da mentalidade social. (Formulou a tese)

Nesse contexto, em primeiro plano, é preciso atentar para a falta de discussão presente no cenário vigente. Djamila Ribeiro explica que é preciso tirar uma situação da invisibilidade para que soluções sejam promovidas. No entanto, há um encobrimento instaurado no debate sobre a cultura do trote universitário, uma vez que pouco se é discutido sobre o impacto que certas condutas podem ter sobre os jovens (Explore mais essa discussão). Consequentemente, são mantidos costumes que podem provocar violência física e psicológica às vítimas dos trotes, que passam a se caracterizar como uma violência. Logo, urge tirar essa situação da invisibilidade para solucioná-la, como defende a pensadora.

(Boa estratégia coesiva) Além disso, é coerente apontar que o pensamento coletivo impacta a questão. Chimamanda Adichie afirma que “a cultura não faz as pessoas; as pessoas fazem a cultura”. Tal perspectiva aponta para a responsabilidade individual de mudar a mentalidade coletiva sobre a cultura do trote universitário, dado que essas práticas estejam presentes em muitas universidades do Brasil. Por conseguinte, a normalização dos trotes se configura como um impasse, pois ocasiona assim a permanência desse tipo de tradição nas instituições, onde em diversas delas os calouros sofrem com esse descaso (Melhore a apresentação da discussão). Assim, é preciso suscitar a ação individual para atingir a construção social desejada.

(Boa estratégia coesiva) Portanto, é indispensável intervir sobre a problemática. Para isso, o Instagram deve criar uma campanha que trate do empecilho da cultura do trote universitário, por meio de vídeos com orientações precisas, a fim de reverter o silenciamento que impera. Tal ação pode, ainda, ser divulgada com uma “Hashtag” para atingir mais pessoas. Paralelamente, é preciso agir sobre a influência da mentalidade social presente no óbice. Dessa maneira, será possível superar a cegueira social de que Saramago falou. (Proposta completa)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 880 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Correção por IA

Critério Nota Observações
Competência 1 120 Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 3 120 Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 4 120 Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 5 120 Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Nota final 640 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos