AL - debate sobre a cultura do trote universitário
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Debate sobre a cultura do trote universitário
Enviada em: 10/10/2023
Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Novo método de correção de redação criado pelo Brasil Escola , que utiliza Inteligência
Artificial para avaliar seu texto.
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inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a
avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não
podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações
fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer
decisão importante.
Competência
Nota
Observações
Competência 1
120
Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2
160
Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3
120
Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4
120
Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5
120
Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final
640
A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.
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Na obra ''Ensaio sobre a cegueira'', José Saramago retrata a invisibilidade de certos problemas na sociedade. Na realidade brasileira, que os impasses em relação a atos de trotes universitários se mostra uma crescente, o qual é, amiudadamente, semelhante ao ilustrado pelo autor (Melhore a construção de sentido). Com isso, emerge um problema sério, em virtude da impunidade e da omissão estatal. Diante disso, torna-se fundamental a discussão desses aspectos, a fim do pleno funcionamento da sociedade. (Formulou a tese)
Sob essa lógica, ressalta-se de início a ausência de punição como um dos fatores desse problema. Segundo o jornalista Carlos Lacerda afirma que "a impunidade gera a audácia dos maus". De fato a há uma grande necessidade de punição a esses agressores (Vírgula) porém muitas das vezes as instituições educacionais chegam a executá-las de maneira incoerente com o caso ocorrido (Melhore a apresentação dessa discussão). Assim urge que as universidades implementarem cabíveis penalidades aos que ainda propagam a cultura do trote em ambiente universitário.
(Boa estratégia coesiva) Além disso, outro fator influenciador é a negligência governamental. Esse contexto de inoperância das esferas de poder exemplifica a teoria das instituições Zumbis, do sociólogo Bauman, que descreve que algumas instituições, como o Estado (Vírgula) por mais que existirem, perderam sua função social. Sob essa ótica (Vírgula) devido à baixa atuação das autoridades, os crimes que se associam a esses trotes são propensos a continuar pois o poder estatal não executa com eficácia seu papel perante a situação. Nessa perspectiva, para completa refutação da teoria do estudioso polonês, e mudança dessa realidade, faz-se indispensável intervenção estatal.
(Boa estratégia coesiva) Portanto é indispensável intervir sobre esse cenário. Para isso as instituições de ensino devem realizar palestras com psicólogos, educadores e alunos, afim a fim de reverter esse cenário. Tal ação, ainda, pode conter uma divulgação em outras redes sociais para chegar a mais pessoas. Paralelamente, cabe às universidades usufruírem do poder atribuindo as devidas punições aos agressores. Dessa maneira será possível superar a cegueira social do romance se Saramago. (Proposta incompleta)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exerciitar a sua escrita.
Competência
Nota
Motivo
Domínio da modalidade escrita formal
160
Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de
conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em
prosa
120
Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de
um ponto de vista
120
Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção
da argumentação
200
Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos
160
Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.