AL - debate sobre a cultura do trote universitário

Tema: Debate sobre a cultura do trote universitário

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 10/10/2023
Nota tradicional: 760
Nota IA: 640
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Na obra ''Ensaio sobre a cegueira'', José Saramago retrata a invisibilidade de certos problemas na sociedade. Na realidade brasileira, que os impasses em relação a atos de trotes universitários se mostra uma crescente, o qual é, amiudadamente, semelhante ao ilustrado pelo autor (Melhore a construção de sentido). Com isso, emerge um problema sério, em virtude da impunidade e da omissão estatal. Diante disso, torna-se fundamental a discussão desses aspectos, a fim do pleno funcionamento da sociedade. (Formulou a tese)

Sob essa lógica, ressalta-se de início a ausência de punição como um dos fatores desse problema. Segundo o jornalista Carlos Lacerda afirma que "a impunidade gera a audácia dos maus". De fato a  há uma grande necessidade de punição a esses agressores (Vírgula) porém muitas das vezes as instituições educacionais chegam a executá-las de maneira incoerente com o caso ocorrido (Melhore a apresentação dessa discussão). Assim urge que as universidades implementarem cabíveis penalidades aos que ainda propagam a cultura do trote em ambiente universitário.

(Boa estratégia coesiva) Além disso, outro fator influenciador é a negligência governamental. Esse contexto de inoperância das esferas de poder exemplifica a teoria das instituições Zumbis, do sociólogo Bauman, que descreve que algumas instituições, como o Estado (Vírgula) por mais que existirem, perderam sua função social. Sob essa ótica  (Vírgula) devido à baixa atuação das autoridades, os crimes que se associam a esses trotes são propensos a continuar pois o poder estatal não executa com eficácia seu papel perante a situação. Nessa perspectiva, para completa refutação da teoria do estudioso polonês, e mudança dessa realidade, faz-se indispensável intervenção estatal.

(Boa estratégia coesiva) Portanto é indispensável intervir sobre esse cenário. Para isso as instituições de ensino  devem realizar palestras com psicólogos, educadores e alunos, afim  a fim de reverter esse cenário. Tal ação, ainda, pode conter uma divulgação em outras redes sociais para chegar a mais pessoas. Paralelamente, cabe às universidades usufruírem do poder atribuindo as devidas punições aos agressores. Dessa maneira será possível superar a cegueira social do romance se Saramago. (Proposta incompleta)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 760 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Correção por IA

Critério Nota Observações
Competência 1 120 Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 3 120 Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 4 120 Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 5 120 Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Nota final 640 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos