[Sem título]

Tema: Debate sobre a cultura do trote universitário

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 05/10/2023
Nota tradicional: 760
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Immanuel Kant, (Sem vírgula) afirma que: ¨o indivíduo é tudo aquilo que a educação faz dele¨. Dessa forma, ao ingressar em uma universidade e alcançar o objetivo tão esperado (Vírgula) é passado também um momento de insegurança, pois o trote universitário além de ser um caminho de enturmação (Vírgula) se torna também uma humilhação pública. (Melhore a contextualização e formule a tese)

Primeiramente, a Constituição de 1988 (Vírgula) no artigo artigo 5 (Vírgula) expõe que todo cidadão tem direito a saneamento básico , meio ambiente ecologicamente equilibrado e educação. Por isso, é de extrema importância que seja levantado o diálogo sobre a saúde: física , mental e emocional dos envolvidos, pois todos esses cuidados vão de encontro com os direitos humanos (Vírgula) fazendo com que haja uma real preocupação social. Todo cidadão é livre para viver conforme a lei , dessa forma , forçar alguém a consumir bebidas, ter relações sexuais, cometer racismo ou agredir verbal e fisicamente vai de encontro a falta de moralidade e infração direitos humanos. (Delimite e explore de modo mais produtivo)

(Boa estratégia coesiva) Em segunda análise, ressaltar a importância da formação do debate e construção do comportamento saudável é possibilitar uma sociedade mais humana , respeitosa e moral; contudo a cultura tóxica vida hoje não permite ainda (Problema na construção de sentido) a criação de centros universitários mais humanos , saudáveis e respeitosos como alega o professor, escritor e palestrante Mario Sergio Cortella (Vírgula) em seu livro : ¨Por que fazemos o que fazemos?¨ onde o mesmo retrata a importância de uma sociedade mais saudável e com propósito. 

(Boa estratégia coesiva) Por fim, visando o debate sobre a cultura do trote universitário entendesse que precisar ter uma criação de rodas de conversas para uma melhoria significativa na sociedade visando um bem-estar social e individual. (Vírgula) concluindo que é necessário a estimulação das rodas de conversa , projetos e campanhas tanto de saúde mental e escolares com objetivos construir um sociedade mais igualitária tendo parceria do ministério da educação , saúde e secretarias tanto de saúde quanto de educação sendo fiscalizadas pela polícia militar (Vírgula) com um  o intuito de induzir um bem social e comum para assim alcançar melhoria social. (Proposta incompleta)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 760 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos