D

Tema: Debate sobre a cultura do trote universitário

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 05/10/2023
Nota tradicional: 760
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No filme ''Código de Silêncio'', Zurich , um aluno promissor, (Sem vírgula) se senti divido entre permanecer no processo, mesmo sofrendo consequências físicas e emocionais, mantendo o código de silêncio do grupo, ou desistir e falar sobre os trotes abusivos pelos quais é obrigado a passar (Melhore a construção de sentido). Fora da ficção, debates sobre a cultura do trote universitário tem existido, pois isso está se tornando um fator alarmante, ora por falta de políticas públicas por parte do governo, ora por falta de planejamento das universidades. (Formulou a tese)

Em primeira análise, á a ausência de políticas públicas é o que tem causado altos índices dessa problemática, visto que, (Sem vírgula) ainda nao existe leis federais e por consequência disso casos criminosos estão cada vez mais aumentando, como na universidade do Paraná, onde alunos veteranos são acusados de aplicar trotes violentos em alunos novatos. Em suma, além de debates sobre essa cultura ,medidas urgentes deverão ser criadas e implantadas na legislação ,do contrário o número de atos dessa natureza vai continuar existindo e resultando em pessoas mortas ,depressivas e muitos vestibulandos sem querer entrar para uma universidade. (Abordagem limitada)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, a carência em do planejamento das universalidades também é um fator de trotes ilícitos em razão de que, (Sem vírgula) muitas só tomam conhecimento quando os alunos fazem parte da instituição .Porém, se o corpo docente ter um ''olhar especial'' voltada para essa causa , o número de ocorrências seria reduzida, como por exemplo na universidade de São Paulo (USP), a qual segundo a Diretora, Larissa Souza, depois da criação do programa antidepressivo ,houve uma redução de denúncias, ou seja, enquanto as instituições não se reunir com a finalidade de mudar essa cultura então infelizmente isso será mais um estigma para os calouros. (Explore a discussão com clareza)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, o Ministério da Educação junto com o governo federal, (Sem vírgula) deverão criar leis, com finalidade de acabar com cultura do trote universitário, por meio de penas criminais e atualizações nas normas das universidades, como criação de canais de denúncias a quem acometer seus colegas a se constranger, prejudicando o bem-estar. Dessa forma, esse tipo de costume será extinto no país, além disso os novatos poderão conviver melhor sem precisar passar por esse ritual deplorável. (Proposta incompleta)

de

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 760 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos