[Sem título]

Tema: Impactos do garimpo ilegal no meio ambiente e na economia

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 23/09/2023
Nota tradicional: 840
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Segundo Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, o direito dos povos tradicionais à terra é inato, sendo anterior, até, à criação do Estado brasileiro. Esse direito, no entanto, é violado quando se percebe a atuação de garimpeiros na Amazônia, causando danos ao meio ambiente e aos povos indígenas.

Em primeiro lugar, é necessário ressaltar que o índio precisa da terra para viver. É dela que ele retira o seu alimento. O garimpo ilegal representa, portanto, uma ameaça à sua sobrevivência, já que, com a sua prática, os recursos da natureza, tais como, (Sem vírgula) a água, as plantas, os peixes, são contaminados. (Explore mais a discussão)

(Boa estratégia coesiva) Além disso, Thomas Hobbes, em seu livro "Leviatã", defende a incumbência do Estado em proporcionar meios que auxiliem o progresso da coletividade. O garimpo ilegal, no entanto, não gera desenvolvimento para as comunidades tradicionais, uma vez que, (Sem vírgula) representa risco de saúde e gera uma série de prejuízos. (Explore mais a discussão)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, é essencial que o governo mitigue esse problema. O ministério do desenvolvimento - pasta instituidora da Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos povos e comunidades tradicionais - precisa fiscalizar as atividades econômicas que afetem  afetam o meio ambiente, por meio de canais de denúncia, a fim de garantir que os povos tradicionais tenham direito à terra e ao desenvolvimento sustentável. (Proposta completa)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 840 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos