[Sem título]

Tema: Impactos do garimpo ilegal no meio ambiente e na economia

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 22/09/2023
Nota tradicional: 880
Nota IA: 1000
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A primeira temporada da série "Aruanas" retrata a luta de três ativistas contra a exploração ilegal de ouro em uma reserva ambiental na Floresta Amazônica. Na obra, as consequências da extração indevida do minério são representadas, evidenciando o preço que o ecossistema e a comunidade local pagam por conta da ganância de uma grande mineradora. Fora da ficção, o garimpo ilegal também se configura como problema no Brasil: é entrave à preservação do meio ambiente e à promoção de uma vida digna à população indígena, ambos direitos assegurados pela Constituição federal. Dessa forma, é essencial a análise acerca dos impactos sociais, ambientais e econômicos dessa atividade.

Primeiramente, precisa-se pontuar que, por se concentrar, normalmente, em florestas tropicais, o garimpo é de grande devastação ambiental. Para compreender isso, faz-se necessário o conhecimento acerca do fato de esses biomas se encaixarem no conceito de comunidade clímax: ecossistema em harmonia interna, ou seja, a fauna e a flora que o compõem estão ligadas por meio de relações ecológicas complexas e interdependentes. Assim, qualquer mínima alteração em uma floresta pode significar um dano a milhares de espécies, a exemplo da magnificação trófica do mercúrio – acúmulo do metal ao longo da cadeia alimentar – que, além dos danos ambientais, causa doenças à população que se alimenta de animais contaminados.

(Boa estratégia coesiva) Ademais, vele ressaltar que a mineração nesses locais não traz benefícios econômicos relevantes aos indígenas, diferente do que se tem no senso comum. De abordo com Karl Marx, é próprio do Capitalismo que se mercantilize tudo com a finalidade de valorizar o capital. Nesse contexto, é fácil entender por que parte da sociedade brasileira, imersa nesse modo de produção, vê na mercantilização da natureza uma forma de integração para os povos originários, porém, – além de ser incompatível com o estilo de vida deles - o lucro advindo desse processo é usufruído apenas pelos donos da mineradora (Melhore a apresentação dessa discussão), enquanto os prejuízos socioambientais sim são coletivos.

(Boa estratégia coesiva) Portanto, o Ministério do Meio Ambiente precisa, com a finalidade de preservar os ecossistemas e as comunidades afetados por essa problemática, aumentar a fiscalização nas áreas atingidas e educar a sociedade a denunciar irregularidades. Nesse contexto, o órgão deve veicular, na televisão aberta e nos canais de comunicação do governo federal, campanhas explicando o tema e incitando a população a se engajar com ele. Assim, o desrespeito a direitos assegurados em nosso texto constitucional só estará presente em Aruanas. (Proposta incompleta)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 880 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Correção por IA

Critério Nota Observações
Competência 1 200 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 2 200 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 3 200 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 4 200 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 5 200 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Nota final 1.000 Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista!

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos