"Impactos do garimpo ilegal no meio ambiente e na economia"

Tema: Impactos do garimpo ilegal no meio ambiente e na economia

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 21/09/2023
Nota tradicional: 800
Nota IA: 560
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No período colonial do Brasil, os portugueses buscavam mais riquesas  (Vírgula) além da produção de açúcar e da extração de madeira , foi então que começaram a buscar no interior do território os metais e pedras valiosas, iniciando-se o ciclo do ouro no país .Na atualidade,vê-se o aumento de garimpos ilegais, que é a mineração não legalizada em locais por fatores ecológicos ou culturais, onde ocorre principalmente em regiões florestais como o bioma amazônico.Dessa forma causando grandes problemas econômicos e ambientais. (Formulou a tese)

Na obra "O Lorax",livro infantil criado pelo americano Dr. Seuss, é mostrada a ganância humana pelo personagem Once-Ler, que destrói a floresta para ficar cada vez mais rico;e sempre ao seu lado Lorax, aer que fala pela árvores,que o questiona e avisa sobre as consequências de tais atos, (Justaposição) no entanto Once-Ler, (Sem vírgula) segue aniquilando o meio ambiente até não restar nada além de poluição e torres de concreto.Sob esse viés,os garimpeiros fazem com o ambiente onde se realiza a mineração como no livro, (Melhore a construção de sentido) no qual ocorre a retirada da flora, a contaminação de rios e animais aquáticos como compostos quimicos (Vírgula) como o mercúrio,abertura para caça e tráfego de animais silvestres e degradação do solo.Com isso trazendo danos irreversíveis com sua persistẽncia. (Reestruture a discussão)

(Boa estratégia coesiva) Convém lembrar que essa prática além de trazer poblemas na natureza pode causar poblemas econômicos no país, pois ele desencoraja o investimento e desenvolvimento de indútrias legais e sustentáveis, assim prejudicando o crescimento econômico a longo prazo. Os povos originários juntamente sofrem com esse estigma com a contaminação de seus alimentos,expulsão de suas próprias terras,estupro e morte de indígenas.Desse modo destruindo uma cultura. (Reestruture a discussão)

(Boa estratégia coesiva) Portanto (Vírgula) para combater isto,o governo deve aumentar a fiscalização e destruir pistas de pouso,transportes e estradas clandestinas,para garantir a proteção da fauna e flora. Ademais as ONGS (Desenvolva a sigla) podem ajudar por meio de projetos que vizem a conscientizaçãoda população com as consequências do garimpo ilegal. Assim promovendo para as florestas melhores condições. (Proposta incompleta)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 800 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Correção por IA

Critério Nota Observações
Competência 1 80 Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Competência 3 120 Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Competência 4 120 Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Competência 5 120 Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Nota final 560 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos