Em 1530 iniciou-se o período colonial brasileiro, o qual foi caracterizado pela exploração exacerbada da flora do país, desconsiderando os povos nativos que dela necessitavam. No entanto, mesmo tendo em vista a destruição socioambiental gerada pela devastação das matas nativas em tal cenário histórico, percebe-se que a prática do desmatamento inconsequente (Melhor usar garimpo ilegal) ainda faz parte da nação, principalmente na Amazônia, fato que - por ocasionar em problemas sociais e ecossistêmicos - impede a ascensão do Estado nacional. Com efeito, é necessário detalhar tal situação problemática, a qual possui como pilar: as precárias oportunidades de desenvolvimento na sociedade brasileira, especialmente na região Norte; (Vírgula) e, como consequência, a intensificação dos problemas ambientais em todo seu território.
(Uso inadequado do elemento coesivo) Diante desse cenário, é importante destacar que a dificuldade para subsistir-se em território nacional, principalmente em regiões menos desenvolvidas, faz com que muitos procurem opções ilegais para sustento próprio e familiar. Nesse sentido, Danicley de Aguiar (membro do Greenpeace Brasil) pontua que o garimpo é a “mega sena” da população pobre da Amazônia. Desse modo, a fala de Danicley representa a questão social ligada à exploração da floresta, pois ressalta que os moradores da região florestal se veem na necessidade de aderirem à remoção ilícita dos recursos naturais devido à dificuldade de encontrar outras oportunidades de emprego na localidade; assim, as parcelas mais frágeis da população local devem - infelizmente - “sujar as mãos” mediante uma sociedade cuja chance de ascensão é pouca. (Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Por conseguinte, o garimpo clandestino desequilibra ecossistemas, como ocorrido no despejo de sete milhões de toneladas de rejeitos no Rio Tapajós - segundo o projeto Greenpeace Brasil - e na contaminação de rios e cursos de água com mercúrio, que infecta os trabalhadores da própria extração, os rios, os peixes, e, por consequência, os humanos que os ingerem, de acordo com a professora da Universidade Federal do Paraná, Simone Pereira (Melhore a apresentação dessa discussão). Além disso, a partir da análise do papel da floresta na distribuição de chuvas em todo o Brasil, conclui-se que, com a contínua destruição de sua flora, o clima será afetado, assim como tudo que dele dependem, como os ciclos pluviais e as plantações irrigadas por essas cargas d'água. Em vista disso, depreende-se que é necessário diminuir a destruição da mata amazônica para, então, diminuir os impactos climáticos, fluviais e pluviais causados por ela, ajudando, diretamente, as populações nativas que delas dependem, assim como os agricultores que necessitam de uma boa regulagem das chuvas.
(Boa estratégia coesiva) Infere-se, portanto, que é necessário atenuar os impactos socioambientais decorrentes da devastação da mata da Amazônia. Para isso, cabe ao governo federal, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, construir diversos polos de fiscalização ambiental nos estados compreendidos pela floresta, sendo que a maioria de seus funcionários devem ser trabalhadores da área, por meio de investimentos massivos na capacitação dos trabalhadores e na infraestrutura necessária para o bom funcionamento do projeto, a fim de aumentar as oportunidades de sustento familiar regional e, consequentemente, diminuir a devastação da biodiversidade do Brasil, decorrente da degradação amazônica, distanciando o país de seus aspectos coloniais de desflorestamento. (Proposta completa)
Dados correção tradicional
Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |