Garimpo ilegal e sua ameaça

Tema: Impactos do garimpo ilegal no meio ambiente e na economia

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 17/09/2023
Nota tradicional: 760
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Garimpo ilegal é a extração de minerais sem autorização legal. Isso causa danos ambientais, contaminação e contribui para a evasão fiscal, prejudicando economias e o meio ambiente. Dessa maneira, é necessário medidas para superar esse impasse. (Formule a tese)

De início essa prática ilegal costuma envolver uma série de problemas, como a degradação ambiental, o uso de produtos químicos tóxicos, a contaminação da água, o desmatamento e a exploração de mão de obra em condições precárias. Além disso, o garimpo ilegal muitas vezes financia atividades criminosas e contribui para a evasão fiscal, prejudicando governos, empresas legais e comunidades locais. (Abordagem limitada)

(Melhore a estratégia coesiva) Dentre todos os impactos, um dos mais perigosos é a erosão do solo, na qual tem uma série de impactos negativos que afetam o meio ambiente, a agricultura e as comunidades locais, inclusive deslizamento de terra (Melhore a apresentação dessa discussão). De acordo com uma pesquisa do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo), de 1988 a 2022 mais de 4.146 pessoas morreram em decorrência de deslizamentos de terra no Brasil.

(Boa estratégia coesiva) Em resumo, o garimpo ilegal representa uma ameaça tanto para o meio ambiente quanto para a economia, e medidas de combate são necessárias para abordar esses problemas de maneira eficaz. Por exemplo (Vírgula) abordar a educação nas comunidades locais sobre os impactos negativos do garimpo ilegal no meio ambiente, na saúde e na economia, incentivando práticas mais sustentáveis, aumentando a conscientização sobre os problemas associados. Por fim, com essas medidas deter o garimpo ilegal. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 760 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos