
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
Competência 2 | 200 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Competência 3 | 200 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 1000 | Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista! |
''Inteligência é a habilidades das espécies para viver em harmônia com o meio ambiente''. Tal declaração proposta por Paul Watson, diretor da fundação Greenpeace, evidencia a relação que deve ocorrer entre o ser humano e a natureza. No entanto, essa não é uma habilidade vivenciada por grande parte da espécie humana, visto que (Vírgula) atualmente, os impactos do garimpo ilegal no meio ambiente e na economia estão presentes no Brasil. Isso ocorre devido ao descaso governamental e à negligência do corpo social. (Formulou a tese)
Em uma primeira análise, deve-se ressaltar que a inoperância estatal é um fator preponderante para a ocorrência dessa problemática. Nesse sentido, segundo o economista norte-americano Murray Rothbard, uma parcela dos representantes do governo, ao se orientar por um viés individualista e visar um retorno imediato de capital político, negligencia as suas responsabilidades, como investir no combate ao garimpo ilegal (Melhore a apresentação dessa discussão). Em decorrência dessa indiligência do poder público, cria-se um ambiente propício para que os garimpeiros continuem a realizar as suas atividades, as quais utilizam equipamentos que causam o desmatamento, erosão do solo, contaminação dos rios e destruição de habitats naturais. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, é válido destacar o descaso da sociedade como fator que corrobora as práticas ilegais de garimpo. Nesse âmbito, a indiferença da população (Vírgula) diante das desvantagens dessa atividade de extração, silencia a temática na conjuntura social. Em destarte, diversos indivíduos não estarão cientes de que o garimpo é uma atividade incapaz de fornecer estabilidade financeira no longo prazo aos seus praticantes, haja vista que a extração de ouro carece de conhecimento e valor agregado. Ademais, quando a atividade garimpeira ocorre em território indígena acaba expondo os povos desse local à a doenças, as quais eles não possuem imunidade; ou à a alimentos contaminados com mercúrio ( minério usado para encontrar ouro durante o garimpo). (Delimite e explore de modo mais produtivo)
(Boa estratégia coesiva) Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o governo, por intermédio de verbas públicas, crie leis e projetos que combatam a atividade garimpeira ilegal. Além disso, o Ministério das Comunicaçõs, por meio de inventivos financeiros, deve promover (Vírgula) nas redes midiáticas, campanhas publicitárias que informem acerca dos impactos negativos do garimpo ilegal. Tais medidas, (Sem vírgula) terão a finalidade de consolidar uma sociedade mais desenvolvida socialmente no país. (Proposta completa)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |