País Atrasado, Problemas Velhos.

Tema: Impactos do garimpo ilegal no meio ambiente e na economia

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 13/09/2023
Nota tradicional: 640
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Antes de Adam Smith revolucionar a doutrina econômica das nações, o mercantilismo era o método adotado nas grandes potências do mundo. Esse sistema se caracterizava, entre outras coisas, pela grande concentração de ouro ou prata dentro de um país cujo o governo era absolutista. Uma forma dessas nações acumularem esses metais era através da exploração de suas colónias, onde o Brasil era uma dessas colônias (Melhore essa construção). Séculos depois, com a evolução da doutrina econômica e a independência das colônias, a exploração de mateais e minérios foram regulamentados. No entanto, a forma ilegal de garimpo ainda desafia as autoridades. (Formule a tese)

A garimpagem ilegal se mostrou muito perigosa, ambientalmente, causando danos na saúde e, consequentemente, danos financeiros para as pessoas que vivem nos locais. O que causa esses danos são as formas não profissionais que os criminosos empregam, sem nenhum cuidado com os biomas, desmatando as florestas e contaminando os rios.
Essa destruição afeta, particularmente, os povos indígenas. Por mais exótico que possa parecer, ainda existem povos que vivem isolados, com pouco contato com povos com a civilização, o que os tornam frágeis em relação as doenças do mundo moderno, uma vez que eles não são imunizados com vacinas. (Reveja essa afirmação) Esses povos naturais dependem da natureza onde vivem para sobreviver. Precisam dos rios para obterem seu alimento. (Reestruture essa discussão)

(Boa estratégia coesiva) Com isso, a garimpagem ilegal é mais um desafio para o Brasil. Um desafio que, apesar da passagem do tempo e de todos os avanços que vieram, ainda persiste. Esse desafio se soma a tantos outros que o Brasil negligencia. É preciso um esforço concentrados das autoridades de estado para sanar o problema. Não apenas punir os criminosos, mas o estímulo para a prática correta do garimpo. (Truncamento) Pois, apesar dos problemas, ainda é uma atividade que gera alguma renda e, assim, traz oportunidades. Oportunidades que um país em desenvolvimento não pode rejeitar. (Não apresentou a proposta propriamente dita)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 640 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos