[Sem título]

Tema: Impactos do garimpo ilegal no meio ambiente e na economia

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 12/09/2023
Nota tradicional: 560
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Primeiramente, o garimpo sempre foi algo ilegal, tendo em vista que já prejudicou muitas pessoas, principalmente de comunidades, com isso se aplicaram leis, mas que não foram seguidas, os garimpeiros buscam explorar florestas e comunidades, atrás de ouros, ou extrações de minérios, já ocorrem várias investigações sobre esses garimpeiros, inclusive casos como os povos Yanomamis, mas de fato, nenhuma das buscas tiveram tanto sucesso. (Melhore a contextualização e formule a tese. Parágrafo frasal)

(Uso inadequado do operrador argumentativo) Contudo houve um caso no povo Yanomami, onde garimpeiros chegaram de forma ilegal para caçar ouro na terra, outros casos são relatados (Vírgula) onde a Amazônia teve muitos desmatamentos por garimpeiros, não se sabe certamente como parar com esse garimpo ilegal, pois a polícia é acionada, mas os casos continuam sem sucesso, e esse prejudicamento de forma ilegal, (Sem vírgula) afeta muitas coisas, dentre delas está os animais, agropecuária, etc, mas essas duas são ao mais afetadas. (Parágrafo frasal)

(Boa estratégia coesiva) Além disso o desinteresse do MMA (ministerio do meio ambiente), (Sem vírgula) afeta muitos pessoas, o garimpo ilegal ocorre mais na região Norte do país, em área de fronteiras e muitas das vezes dentro do território indígena, o garimpo se torra um crime pela perda de biodiversidade, a contaminação de rios e dos peixes. O avanço desse garimpo mataram os povos Yanomamis, animas também foram vítimas desse caso, por esses e outros inúmeros motivos, ondd deveria exista uma outra lei cabível para isso. (Apresente a ideia com clareza)

(Boa estratégia coesiva) Em suma, todas esses casos, (Sem vírgula) nunca tiveram uma colabarição em mídias. O governo deveria multar e prender aqueles que praticam o garimpo ilegal, fora isso e ministério da saúde poderia ajudar os desabilitados. "Vivemos em uma época perigosa. O homem domina a natureza antes que tenha aprendido a dominar a si mesmo" (Vírgula) Albert Schweitzer. (Não apresentou a proposta propriamente dita)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 80 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 560 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos