[Sem título]

Tema: Impactos do garimpo ilegal no meio ambiente e na economia

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 10/09/2023
Nota tradicional: 960
Nota IA: 800
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Em 1993, teve palco no Brasil um dos crimes mais perversos de sua história: o “Massacre Haximu”. Na ocasião, garimpeiros assassinaram brutalmente membros da população indígena Yanomami, ignorando a lei na busca sovina e inconsequente pelo ouro. Desde então, conflitos entre povos originários e invasores de suas terras seguem ocorrendo no país, impactando tanto o meio ambiente como a economia. Para ilustrar, cita-se a contaminação da água e a perda de investidores estrangeiros. (Formulou a tese)

Em primeiro lugar, a água é insumo básico para a existência e manutenção da vida. Nesse sentido, a produção documental “A Última Floresta” demonstra a conexão intrínseca entre o ser humano e esse líquido vital. Inobstante o valor inestimável do recurso em debate, a atividade garimpeira promove a sua contaminação pelo mercúrio - um tipo de metal pesado. Logo, há impactos imediatos para o meio ambiente e, consequentemente, para todos os seres vivos na Terra, que dependem da água - em constante ciclo - para viver. Ou seja, para beber, plantar, comer, banhar. (Explore de modo mais produtivo)

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, a água é recurso natural finito. Portanto, tendo em vista a impossibilidade de vida caso haja o esgotamento do bem em questão, a Organização das Nações Unidas elaborou a “Agenda 2030”, composta por objetivos de desenvolvimento sustentável com os quais o Brasil se comprometeu. Exemplo dessas metas é que as economias se desenvolvam respeitando o meio ambiente. Por conseguinte, diversos países, como é o caso da Noruega, condicionam apoio financeiro ao Brasil à preservação da natureza. Portanto, a ação ilegal do garimpo enseja prejuízos econômicos diretos e indiretos ao país, a exemplo dessa fuga de capitais.

(Boa estratégia coesiva) Diante desse cenário, para se evitar impactos ambientais e econômicos, bem como novas perdas humanas brutais semelhantes ao genocídio de Haximu, o Brasil precisa coibir o garimpo ilegal. Com essa finalidade, o presidente da república deve, em caráter de urgência, enviar ao Congresso Nacional projeto de lei que torne a atividade crime hediondo, endurecendo as suas punições. Com isso, garantir-se-á que as terras indígenas sejam efetivamente preservadas e respeitadas. Em última instância, coloca-se fim aos impactos econômicos e ambientais do garimpo ilegal, beneficiando toda a sociedade. (Proposta completa)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Competência 2 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 960 Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista!

Correção por IA

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 3 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 4 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 5 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Nota final 800 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos