Os impactos do garimpo no meio ambiente e na economia

Tema: Impactos do garimpo ilegal no meio ambiente e na economia

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 08/09/2023
Nota tradicional: 640
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Historicamente, práticas exploratórias dos recursos naturais (Vírgula) usadas de forma desenfreada, como geração de riqueza, é uma herança deixada pelos europeus. Hoje isso não é destoante  (Vírgula) como podemos ver no slogan romantizado que tais práticas são a “riqueza do país”, citado por políticos e empresas como a Agro (Melhore a apresentação dessa ideia). Práticas essas que saem do controle como o garimpo ilegal na Amazônia. Logo é crucial compreender os impactos da prática do garimpo ilegal no Brasil. Necesse sentido, os incentivos do garimpo ilegal por parte de políticos impacta a economia do país e a população da Amazonia. (Formulou a tese)

Diante disso, na fala do então ex -presidente Jair Bolsonaro, que em seu discurso incentivava a prática nos períodos mais intensos de garimpos ilegais na Amazônia em 2020 a 2022.  (Melhore a construção de sentido) Podemos perceber que essa prática não enriquece a população da Amazônia, pois são assediados a serem mão de obra nos garimpos ilegais e nem a economia do país, impactada pela sonegação de impostos. Assim o lucro se restringe apenas aos políticos e empresários envolvidos (Vírgula) e donos de maquinários. Dessa forma, comprova-se uma realidade condizente a herança europeia. (Melhore a apresentação da discussão)

Sobre Sob esse viés, o garimpo ilegal impacta negativamente o progresso social e ambiental, comprometendo os recursos naturais. De acordo com (IPS) (Vírgula) Índice de Progresso Social, os estados afetados por garimpo ilegal (Vírgula) como a Amazônia (Vírgula) têm índice mais baixo de acordo com a média nacional (Melhore a construção de sentido). Percebe-se que a falta de políticas públicas para a geração de renda da população da Amazônia e o impacto do investimento público para a recuperação das áreas e recursos contaminados por mercúrio, como rios, peixes, solo (Ideia não finalizada). (Truncamento) Elemento usado nos garimpos de forma irregular. Logo agravando os impactos ambientais e comprometendo a qualidade de vida dos moradores e povos originários da terra.

(Boa estratégia coesiva) Portanto faz-se necessário superar os desafios que sustentam o garimpo ilegal no Brasil. Para isso urge que a esfera judiciária investigue políticos e empresários no estado do Amazonas, de forma a acabar com quem investe dinheiro nessa prática. Cabe ao governo do Amazonas investir na criação de rendas para o povo. (Truncamento) A fim de promover o progresso social nesta área e impedir que haja mais impacto ambiental. Assim podemos promover uma real economia sustentável. (Proposta incompleta)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 640 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos