002

Tema: Impactos do garimpo ilegal no meio ambiente e na economia

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 07/09/2023
Nota tradicional: 880
Nota IA: 720
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

''Inteligência é a habilidades das espécies para viver em harmônia com o meio ambiente''. Tal declaração proposta por Paul Watson, diretor da fundação Greenpeace, evidencia a relação que deve ocorrer entre o ser humano e a natureza. No entanto, essa não é uma habilidade vivenciada por grande parte da espécie humana, visto que (Vírgula) atualmente, os impactos do garimpo ilegal no meio ambiente e na economia estão presentes no Brasil. Isso ocorre devido ao descaso governamental e à negligência do corpo social. (Formulou a tese)

Em uma primeira análise, deve-se ressaltar que a inoperância estatal é um fator preponderante para a ocorrência dessa problemática. Nesse sentido, segundo o economista norte-americano Murray Rothbard, uma parcela dos representantes do governo, ao se orientar por um viés individualista e visar um retorno imediato de capital político, negligencia as suas responsabilidades, como investir no combate ao garimpo ilegal. (Melhore a apresentação dessa discussão) Em decorrência dessa indiligência do poder público, cria-se um ambiente propício para que os garimpeiros continuem a realizar as suas atividades, as quais utilizam equipamentos que causam o desmatamento, erosão do solo, contaminação dos rios e destruição de habitats naturais. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, é válido destacar o descaso da sociedade como fator que corrobora as práticas ilegais de garimpo. Nesse âmbito, a indiferença da população diante das desvantagens dessa atividade de extração, silencia a temática na conjuntura social. Em destarte, diversos indivíduos não estarão cientes de que o garimpo é uma atividade incapaz de fornecer estabilidade financeira no longo prazo aos seus praticantes, haja vista que a extração de ouro carece de conhecimento e valor agregado. Ademais, quando a atividade garimpeira ocorre em território indígena acaba expondo os povos desse local à a doenças, as quais eles não possuem imunidade, ou à a alimentos contaminados com mercúrio (minério usado para encontrar ouro durante o garimpo). (Reestruture)

(Boa estratégia coesiva) Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o governo, por intermédio de verbas públicas, crie leis e projetos que combatam a atividade garimpeira ilegal. Além disso, o Ministério das Comunicaçõs, por meio de incentivos financeiros, deve promover (Vírgula) nas redes midiáticas, campanhas publicitárias que informem a população acerca dos impactos negativos do garimpo ilegal. Tais medidas terão a finalidade de consolidar, na sociedade brasileira, a harmonia entre o ser humano e a natureza. (Proposta completa)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 880 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Correção por IA

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 3 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 4 120 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 5 120 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Nota final 720 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos