Efeitos da mineração ilegal

Tema: Impactos do garimpo ilegal no meio ambiente e na economia

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 05/09/2023
Nota tradicional: 840
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Observa-se que muitas discussões têm ocorrido acerca dos impactos do garimpo ilegal no meio ambiente e na economia. Entretanto, isso não possui o justo reconhecimento devido à negligência governamental (Vírgula) pela falta de assistências mais severas (Vírgula) e a má influência midiática que aborda superficialmente; (Sem ponto e vírgula) fatos que culminam em preocupantes mazelas. Assim, é imprescindível refletir e intervir em tais problemáticas para a plena harmonia social.

Efetivamente, conforme a Constituição de 1988, direitos básicos são assegurados à população, por exemplo, dignidade, saúde. Porém, isso não ocorre de maneira eficaz a todas as parcelas populacionais, haja vista o fato de ainda existirem altos índices de garimpo ilegal no meio ambiente e na economia com seus impactos destrutivos. Essa constatação pode ser feita, (Sem vírgula) visto que há a nítida negligência governamental perante o problema, pois não acontecem rondas policiais constantes e/ou efetivas na região Norte, principalmente no bioma da Amazônia (Melhore a apresentação dessa discussão). Desse modo, indivíduos como os indígenas sofrem maus-tratos, passam fome, sem educação, com patologias e áreas invadidas e devastadas (Melhore essa construção) como o recente caso da terra indígena Yanomami (Vírgula) que virou palco de uma tragédia desta ilegalidade.

(Boa estratégia coesiva) Ademais, segundo o filósofo Pierre Bourdieu, o que foi criado para ser instrumento de democracia não deve ser convertido em mecanismo de opressão. Nesse sentido, verifica-se que a mídia, em vez de promover debates que elevem o nível de informação do corpo social sobre os efeitos da mineração ilícita na natureza e na economia, silencia, (Sem vírgula) ou aborda superficialmente apenas os possíveis “avanços econômicos”. Consequentemente, a sociedade permanece alienada com conceitos equivocados a respeito desse assunto e não cobram melhorias para os sofredores de tamanho descaso, e as vítimas de tal inconcesso padecem de injustiças, ameaças e óbitos. (Reestruture e explore de modo mais produtivo)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, cabe ao governo instituir um comitê gestor formado por um representante de cada área - Ministério da Saúde, mídias, Direitos Humanos. Essa ação se dará por meio de maior direcionamento de verbas para rondas policiais e para campanhas informativas e educativas acerca dos desafios para impedir o garimpo ilegal. Isso será feito a fim de remediar não somente ao descaso governamental, mas também a má influência midiática, contrapondo o elucidado por Bourdieu. (Proposta completa)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 840 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos