Como acabar com o déficit habitacional no Brasil?

Tema: Como acabar com o déficit habitacional no Brasil?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 21/08/2023
Nota tradicional: 840
Nota IA: 480
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

De acordo com Auguste Comte, pai da sociologia, a sociedade deve ser considerada como um organismo vivo e saudável para que ocorra a evolução positiva. Entretanto, fora da análise do filósofo, é possível destacar que o déficit habitacional no Brasil é uma anomia que afeta o desenvolvimento positivo nesse organismo. A partir do revés surgem entraves como a negligência do governo federal e a desigualdade social. (Formulou a tese)

Diante desse cenário, a negligência do Estado é um dos fatores que agravam o revés. Segundo Thomas Hobbes, filósofo contratualista, o Estado possui o dever de garantir o bem-estar da sua população para assegurar a ordem. Fora da análise de Hobbes, a persistência do revés supracitado caracteriza uma falha no dever do Estado brasileiro em assegurar o bem-estar da sua população, visto que a problemática atinge grande parte da mesma e causa a desordem social. É possível notar essa negligência do Estado brasileiro através do sucateamento de programas sociais como o "Minha Casa Minha Vida" e falta de iniciativas que buscam a minimização do revés que afeta o país. Dessa forma, o problema supracitado deve ser minimizado o mais rápido possível para que haja ordem.

(Boa estratégia coesiva) Ademais, a desigualdade social atua como fator agravante. O artigo 5 da Constituição federal de 1988 determina que todos os homens são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza. Fora da Constituição, esse direito não é respeitado (Vírgula) visto que há milhares de pessoas em situações de rua, enquanto há uma pequena parcela da sociedade que possui uma moradia; (Vírgula) destacando a desigualdade social no país. É possível confirmar essa problemática no país através do grande número de moradias irregulares no país, em relação a esse processo, recebe-se o nome de "Favelização" (Melhore a apresentação dessa discussão). Dessa maneira, é necessário que a desigualdade seja minimizada.

(Boa estratégia coesiva) Portanto, é de suma importância iniciativas para conter o revés. Dessa forma, cabe ao governo federal realizar políticas públicas, por meio de verbas vindas do ministério da fazenda. Isso pode acontecer através de parcerias com instituições imobiliárias privadas e utilizando como exemplo o programa “Minha Casa Minha Vida”. Sendo assim, a desigualdade social e o número de desabrigados no Brasil será reduzido. Assim, haverá a minimização do déficit habitacional no Brasil e a preservação do organismo social proposta por Auguste Comte. (Proposta completa)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 840 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Correção por IA

Critério Nota Observações
Competência 1 80 Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Competência 3 120 Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Competência 4 80 Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Competência 5 80 Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Nota final 480 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos