Mel

Tema: Como acabar com o déficit habitacional no Brasil?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 20/08/2023
Nota tradicional: 840
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A questão do déficit habitacional no Brasil é um problema muito expressivo no Brasil hodierno. A gravidade do quadro é evidenciado pelo dados da pesquisa realizada pela Fundação João Pinheiro: mais de 5,8 milhões de moradias no país apresentam inadequações. Nesse contexto, percebe-se a lamentável deficiência de habitações enfrentadas por muitos brasileiros, tornando-se necessário a análise das causas do impasse. (Formule a tese)

Sob este  esse viés, cabe ressaltar que tal problema ocorre por causa da desigualdade social. Nesse sentido, a Constituição federal, promulgada em 1988, garante o acesso adequado de  a moradias. Entretanto, acontece o que o escritor paulista Gilberto caracteriza como "Cidadania de papel": existência de direitos na teoria que não ocorre na prática. Dessa forma, uma quantidade significativa de pessoas marginalizadas sofrem as consequências da administração constitucional ineficaz. (Explore mais a discussão)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, a omissão da sociedade é outro ponto que corrobora na elevação do impasse. Nessa perspectiva, o escritor José Saramago expõe o fenômeno descrito como "cegueira moral", o qual caracteriza a alienação da sociedade frente às demais realidades. Diante do exposto, os brasileiros, infelizmente, demonstram o lado egoísta, já que não tem participação ativa na cobrança de programas de melhoria para o próximo. (Explore de modo mais produtivo)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, é mister a intervenção estatal para amenizar o quadro atual. Nessa lógica, para que os moradores marginalizados melhorem suas condições de estadias (Vírgula) o governo federal, órgão de maior importância do âmbito político, deve, por meio de verbas públicas, melhorar os programas de financiamento de imóveis e construir casas populares seguras para a população carente que não tem condição e vivem em áreas de risco. Dessa forma, mais pessoas terão direito à dignidade e a Constituição federal será mais fidedigna. (Proposta completa)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 840 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos