“LEVA” e a luta por um imóvel adequado

Tema: Como acabar com o déficit habitacional no Brasil?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 20/08/2023
Nota tradicional: 800
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O documentário “LEVA” retrata a vida de famílias desabrigadas que passaram a se organizar em comunidade e ocupar prédios abandonados no centro de São Paulo. O principal objetivo dos moradores é transformar esses espaços abandonados em lugares habitáveis, além de mostrar as dificuldades enfrentadas como a luta por melhores condições, a negligência política e a importância da união. É notório que, mesmo não sendo um documentário recente, ele retrata um dos problemas da sociedade brasileira: o déficit habitacional. Em vista disso, é importante estabelecer que a baixa qualidade de vida e a desigualdade social são as principais consequências desse déficit. (Muito bem. Formulou a tese)

Em primeira análise, devemos destacar que o déficit habitacional prejudica a qualidade de vida da população. A ausência de uma habitação adequada para residir afeta a saúde dos cidadãos, dado que uma residência propícia deve ter acesso à água, à saneamento básico e deve ter capacidade de abrigar os moradores contra fenômenos naturais (Melhore a construção dessa ideia). Além disso, o déficit habitacional afeta a dignidade e impede o cidadão de exercer sua cidadania, mesmo que o direito à moradia esteja garantido no artigo 6 da Constituição federal de 1988.

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, a desigualdade social também é uma das consequências da falta de qualidade nas moradias brasileiras. As causas provêm principalmente da falta de uma boa administração dos recursos públicos, a corrupção e o pouco investimento em programas de assistência. Com esse desequilíbrio, a dificuldade da população em conseguir buscar uma qualidade de habitação melhor aumenta cada vez mais. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 45 milhões de brasileiros moram em habitações precárias, evidenciando a necessidade de buscar soluções para este problema.

(Boa estratégia coesiva) Portanto, para erradicarmos o déficit habitacional, cabe ao governo brasileiro direcionar parte das verbas públicas para o investimento em programas habitacionais, aumentando seu alcance para construir novas residências e auxiliando cidadãos brasileiros a adquirirem um imóvel adequado. Além disso, os investimentos podem ser direcionados também na compra e reforma de imóveis abandonados ou inutilizados, adicionando-os em programas habitacionais e estabelecendo formas acessíveis para a população adquiri-los. Logo, haveria um reaproveitamento e gastos reduzidos na compra e desmatamento de áreas verdes para novas construções, a fim de que a luta das famílias retratadas no documentário “LEVA” não seja em vão. (Não apresentou a proposta propriamente dita)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 800 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos