O problema com o déficit habitacional no Brasil

Tema: Como acabar com o déficit habitacional no Brasil?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 14/08/2023
Nota tradicional: 600
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

É de conhecimento geral que o Brasil é um país vasto, grande, rico em paisagens, cultura e história. E também que um país com tantas riquezas sustente muitas pessoas. Atualmente somos 214,3 milhões de habitantes brasileiros. Contudo, para tanta gente é preciso moradias em grande escala, mas sabemos que essa não é a realidade. Infelizmente, muitas pessoas se encontram sem casas para morar, tendo até que dormir nas ruas, o que caracteriza o déficit habitacional. (Melhore a contextualização e formule a tese)

O déficit habitacional é um índice que nos mostra quantas pessoas estão vivendo em casas deficientes. Uma casa deficiente é qualquer uma que mostre falta de água, de esgoto, de paredes de material instável e de baixa qualidade. Também é considerada uma casa deficiente aquela que abriga muitas pessoas, mais do que os apropriado. No Brasil, as regiões norte e nordeste apresentam maior quantidade de casas deficientes; já nas regiões centro-oeste, sul e sudeste o problema é o alto valor dos imóveis, e consequentemente pessoas de condições humildes não conseguem comprá-los. Uma pesquisa feita pela Fundação João Pinheiro, em 2019, apontou que, no Brasil, mais de 5,8 milhões de habitantes moram em casas deficientes, e que esse número vem crescendo a cada ano. Pesquisas apontam que o maior causador de tão grande número é a falta de políticas públicas e transformações sociais, seguido da desigualdade social, do alto custo dos imóveis, como já dito anteriormente, e a recente pandemia por causa do coronavírus. (Delimite)

(Melhore a estratégia coesiva) Felizmente, medidas para que esse problema já estão sendo tomados. ONGs (Desenvolva a sigla), projetos universitários e programas habitacionais do governo estão sendo de muita importância nos dias atuais contra a falta de moradia no nosso país. Como exemplo, podemos citar o programa governamental Minha Casa, Minha Vida (PMCMV), fundado em 2009, que ajuda cada vez mais pessoas a acharem abrigo para si.

(Boa estratégia coesiva) Portanto, uma proposta para que essa situação melhore seria construção de mais moradias populares, que na verdade já está sendo feita. É verdade que esse projeto teria um custo alto, porém é uma necessidade que o Brasil está passando, e que não merece ser negligenciada. O direito à moradia está em vigor desde a aprovação da Constituição em 2000, e espera-se que não mude de estado nunca. Receber o direito de um lar não é só ter uma casa qualquer, mas também uma casa segura, confortável e que supra as necessidades dos cidadãos. (Não apresentou a proposta propriamente dita)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 600 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos