Como acabar com o déficit habitacional no Brasil?

Tema: Como acabar com o déficit habitacional no Brasil?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 12/08/2023
Nota tradicional: 840
Nota IA: 800
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

De acordo com a Constituição federal, promulgada em 1988, todo cidadão possui o direito ao acesso à moradia digna, ao saneamento básico e à água potável. Entretanto, na realidade, esses direitos se mostram exclusivos para apenas uma parcela da população, visto que, atualmente, dados da Fundação João Pinheiro amostram que 8% das moradias do Brasil possuem problemas graves. Ao contrário do que muitos imaginam, o déficit habitacional infelizmente presente no país não está relacionado à falta de moradia, afinal o IBGE (Desenvolva a sigla) afirma que há 11,4 milhões de moradias desocupadas. Portanto, tais fatos evidenciam a presença de raízes mais profundas da questão, entre elas: a gentrificação e a falta de planejamento urbano. (Formulou a tese)

O documentário “São Paulo, Uma Cidade Segregada”, de 2020, ainda que focado na grande metrópole, evidencia um dos mais graves problemas das cidades brasileiras: a falta de planejamento urbano. Isto ocorre devido à falta de políticas públicas, que resultaram na expansão desenfreada e desordenada das cidades. Nesse sentido, o conceito geográfico de horizontalização afirma que áreas urbanas demasiadamente extensas geram mazelas sérias, como por exemplo, serviços de saneamento básico, distribuição de energia elétrica e água potável ineficazes, precários e insuficientes, que não atendem à demanda de toda população.

​​​​(Boa estratégia coesiva) Ademais, devido ao processo de gentrificação, a população mais pobre é progressivamente empurrada, ou expulsa, para as periferias, enquanto apenas os mais ricos conseguem permanecer nos centros. Tal fato é retratado no livro “Quarto de Despejo: Diário De Uma Favelada”, de Carolina Maria de Jesus, no qual a autora, mulher preta e pobre, narra seu sofrimento diário ao morar em, como ela mesma chama, “um barracão”, não possuindo uma moradia digna, muito menos saneamento básico ou sequer água tratada. Mesmo depois de mais de 60 anos de sua publicação, este livro permanece sendo um relato atual, verdadeiro e cruel da situação da população preta e periférica do Brasil.

​​​​(Boa estratégia coesiva) Diante do exposto, é necessário que o Ministério das Cidades e o Ministério do Desenvolvimento Social trabalhem em conjunto para mitigar os efeitos nocivos da gentrificação e planejar as cidades brasileiras. Devem, pois, criar políticas públicas que visem a verticalização das cidades - processo inverso à horizontalização - e a construção de moradias populares nos centros urbanos, a fim de deixar de permitir que a população carente seja empurrada para as periferias. Somente assim os desafios serão superados e os cidadãos terão seu direito à moradia digna preservado, garantido e efetivado. (Proposta incompleta) 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 840 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Correção por IA

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 3 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 4 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 5 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Nota final 800 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos