Déficit habitacional no Brasil
Tema: Como acabar com o déficit habitacional no Brasil?
O déficit habitacional no Brasil é uma realidade gritante, famílias com mais de três crianças vivendo em locais inapropriados, casas improvisadas e que não estão aptas para serem consideradas um lar. Um problema social, político e mostra a ineficiência do salário minímo. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
Antes de encontrar uma solução, é necessário entender o que causa este déficit habitacional, aonde ele começou? Por que cresce a cada ano? Olhando os projetos como "Minha Casa Minha Vida", criado criada pelo governo federal do Brasil, é um exemplo de ineficiência, pois não se trata apenas das condições de moradia, mas da alimentação, vestes e entre outros fatores que impedem também que estas famílias possam estudar, sendo obrigadas a sobreviver (Reelabore essa discussão). Com o olhar da saúde, ambientes com esgoto exposto, terrenos públicos abandonados, a proliferação de mosquito da dengue como exemplo de risco público para uma comunidade ou grupo que vive em casas que não deveriam ser chamados de lar, por conta também da desigualdade e divisão financeira no país. (Reestruture)
(Melhore a estratégia coesiva) O equilíbrio político na educação, saúde e financeiro do país é o primeiro passo, (Sem vírgula) para mudar a realidade de tantos brasileiros que lutam para viver, e precisam de um lugar para se proteger (Ponto final) É preciso um olhar sensível para está desigualdade que existe no Brasil, aplicando ações que visam cuidar das áreas básicas da vida de um indivíduo. (Proposta incompleta)
Correção tradicional
| Critério | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 560 | A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências. |
Legenda de competências
| Competência | Descrição |
|---|---|
| 1 | Domínio da modalidade escrita formal |
| 2 | Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa |
| 3 | Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista |
| 4 | Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação |
| 5 | Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos |