Como o poder de compra pode afetar na habitação brasileira?

Tema: Como acabar com o déficit habitacional no Brasil?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 07/08/2023
Nota tradicional: 640
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A ausência de moradia vai contra os direitos da Constituição federal de 1988, onde a moradia é um um direito social garantido para o cidadão. A ausência é caracterizada pelas altas taxas para compra ou aluguel dessas moradias, como também pela dificuldade em arrumar empregos. (Melhore a contextualização)

Os preços das moradias crescem devido ao poder de compra do brasileiro ser baixíssimo se comparado a outros países, isso se dá devido à pouca produção e prestações de serviços próprios comparado a outros países, fazendo com que a taxa de importação seja maior que a exportação. (Reestruture)

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Somando-se a isso, a ausência de empregos cria condições precárias para população onde estas não conseguem dinheiro para aquisição de moradia, desencadeando população sem abrigo viver em condição de rua. (Parágrafo frasal)

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Destarte (Vírgula) para aumentar o poder de compra e adquirir a casa própria (Vírgula) é necessário o aumento de poder de compra, realizar mais exportações e criar formas de redução na taxa de impostos e juros para a população caracterizada de baixa renda, assim o problema em questão será mitigado. (Proposta incompleta. Parágrafo frasal)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 640 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos