"Estado" de zumbi

Tema: Como acabar com o déficit habitacional no Brasil?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 06/08/2023
Nota tradicional: 800
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Segundo a pensadora contemporânea Djamila Ribeiro, os problemas da sociedade devem ser desinvisibilizados, para só então serem solucionados. Dessa forma, cabe analisar como o déficit habitacional tem atingido a população brasileira da atualidade. Hodiernamente, há uma quantidade exorbitante de casas em condições desfavoráveis á à segurança e bem-estar da população, além de um grande número de casas desabitadas e pessoas desabrigadas. Sob esse viés, torna-se fulcral discutir sobre a negligência governamental e suas consequências na questão. (Formulou a tese)

Primeiramente, como é responsabilidade do Estado garantir qualidade de vida aos cidadãos, também é de sua autoria a persistência dos problemas ligados á à falta desse direito. De acordo com Zygmunt Bauman, uma instituição quando posicionada de forma a ignorar ignorar a sua função original, encontra-se em um "estado de zumbi". Assim sendo, como não é visível alguma ação verdadeiramente efetiva em um assunto urgente, mas que afeta a sociedade a há bastante tempo, pode-se julgar o agente a quem cabe a solução como mediador do óbio.

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Ademais, sendo essa uma questão merecedora de atenção, mas constantemente abandonada em discussões, deve-se salientar o reflexo desta negligência no meio social, afim  a fim de ressaltar a sua importância. A Declaração Universal dos Direitos Humanos diz ser direito de todos o acesso á moradia e a qualidade de vida, entretanto, o número de domicílios em péssimo estado, de pessoas em situação de rua e casas desabitadas, expressa de forma reforçada a falha desta garantia e o déficit da administração governamental dessas instalações, tornando explícita a posição negligente de "zumbi" assumida pelo Estado. (Reestruture e explore de modo mais produtivo)

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, torna-se fulcral agir sobre o assunto. Cabe então à instituição governamental a criação de um programa de ação efetiva, que se atente a relação entre habitações desocupadas ou inadequadas e pessoas desabrigadas, sendo capaz de redistribuir essas acomodações e reparar o que for necessário, através de campanhas públicas de fácil acesso, com a capacidade de alcançar toda a população, sendo possível amenizar o óbio, garantindo a efetividade do direito de cada cidadão. Assim sendo, o governo assumirá a sua posição real, permitindo que cada indivíduo brasileiro desfrute da qualidade de vida, sua por direito. (Proposta incompleta)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 800 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos