Sobre o direito à moradia

Tema: Como acabar com o déficit habitacional no Brasil?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 05/08/2023
Nota tradicional: 920
Nota IA: 800
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A diretora Eliana Caffé retrata, em seu filme de ficção documental "Era o Hotel Cambridge", a história de refugiados sem moradia, brasileiros e estrangeiros, que passam a ocupar um edifício abandonado no centro da cidade de São Paulo. Paralelamente, no Brasil atual, há uma problemática relevante relacionada à falta de moradia. Com efeito, atuam como desafios para a resolução desse problema social a desigualdade social e a ausência de políticas públicas abrangentes que priorizam o direito à moradia. (Formulou a tese)

Inquestionavelmente, o Brasil permanece um dos países com maior desigualdade social e de renda do mundo. Conforme reportado pelas últimas edições do relatório sobre riqueza global feito pelo banco Credit Suisse, enquanto outros países latino-americanos, como o México e o Chile, conseguiram reduzir a concentração de renda ao longo dos últimos vinte anos, ela cresceu no Brasil no mesmo período. Sob esse viés, é inegável que a falta de habitação digna para inúmeros cidadãos brasileiros está intimamente ligada à a uma política que sempre esteve voltada para os mais ricos, deixando de lado os menos favorecidos. (Explore de modo mais produtivo)

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Todavia, há de se enfatizar que o direito à moradia encontra-se consagrado na Constituição federal, em seu artigo 6º, tendo sido reconhecido e implantado como pressuposto para a dignidade da pessoa humana desde 1948, com a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Apesar disso, a implementação deste direito pelos agentes públicos ainda é um grande desafio. No âmbito jurídico, não são incomuns sentenças que resguardam o direito à propriedade privada, em desfavor do direito à habitação do cidadão, tal como a decisão judicial que determinou a desocupação do Hotel Cambridge em meados de 2011 (Melhore a apresentação dessa discussão).

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, é essencial que o governo mitigue os desafios supracitados. Para isso, a Secretaria Nacional de Habitação — órgão responsável por acompanhar e avaliar, além de formular e propor, os instrumentos para a implementação da Política Nacional de Habitação — deve promover a universalização do acesso à moradia, por meio da criação de um programa de desapropriação de imóveis particulares vazios, mediante justa e prévia indenização. Dessa forma, a propriedade cumprirá sua função social, deixando de ser um direito absoluto, passando a sofrer restrições para que seu uso favoreça a comunidade na qual se insere. (Proposta completa)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 920 Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista!

Correção por IA

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 3 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 4 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 5 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Nota final 800 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos