A casa própria: um sonho ou um pesadelo?

Tema: Como acabar com o déficit habitacional no Brasil?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 04/08/2023
Nota tradicional: 680
Nota IA: 680
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Morar bem é um direito de todo cidadão brasileiro e está na nossa Constituição. Ter uma moradia descente e segura com água, luz, esgoto, saneamento básico, rampas de acesso para deficientes deve estar ao alcance de todos, independe de sua cor, de sua raça e de sua classe social. (Formule a tese)

Ao andar pelas ruas de uma cidade, pode-se observar muitos apartamentos com a placa de aluga-se ou vende-se. Existe uma grande oferta de moradias, porém poucas pessoas conseguem ter acesso a esse bem tão valioso. Esse fato se deve aos altos valores praticados pelo mercado imobiliário e aos jurus  juros exacerbados que são cobrados pelos bancos no nosso país. Todo brasileiro sonha com a casa própria, sair do aluguel e ter maior segurança para si e sua família (Recorte limitado). Algumas pessoas demoram anos para alcançar esse sonho, pois no Brasil é muito difícil uma pessoa com um salário mínimo de 1.320,00 conseguir pagar contas e ainda comprar um bem de alto valor pagando à vista.

​​​​​​(Melhore a estratégia coesiva) Durante a pandemia, muitas pessoas perderam seus empregos e foram despejadas de onde moravam. Isso aconteceu em várias partes do Brasil. Infelizmente, o auxílio oferecido a essas famílias pelo governo não foi o suficiente para manter uma casa e seus gastos. A nova presidência que assumiu nesse ano de 2023 (Melhore essa construção) deve prestar atenção nessas pessoas que têm família e que necessitam de um local seguro para viver. Uma forma de intervenção rápida e eficaz para amenizar o déficit habitacional no nosso país, seria utilizar prédios públicos que estão parados e sem nenhuma serventia para doar à a pessoas com baixa renda. Fazendo as melhorias adequadas nesses locais é possível abrigar muitas famílias. Há também outra possibilidade para aumentar o número de brasileiros com casa própria; é fazer uso dos milhares de terrenos baldios que pertencem ao Estado e aos municípios das cidades e que podem ser utilizados para a construção de novas unidades de casas populares do programa "minha casa, minha vida", oferecendo essas habitações a juros mais baixos e com melhores condições de pagamento para a população.

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Diante do exposto, é possível melhorar a vida da população brasileira de baixa renda e dar a todos a oportunidade de uma vida melhor, com segurança alimentar e habitacional, em locais que garantam sua segurança e bem-estar; evitando assim que essas pessoas sejam excluídas da sociedade e que tenham que morar em periferias com moradias de alto risco. (Proposta incompleta. Parágrafo frasal)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 680 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Correção por IA

Critério Nota Observações
Competência 1 120 Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 3 120 Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 4 120 Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 5 160 Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Nota final 680 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos